segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Duas datas, duas festas, uma única ordenança.




             Puxe pela memória e tente se lembrar de dois dias em sua vida: 1.qual foi o dia em que você teve de se calar e se rebaixar de sua posição?..2. Qual foi o dia mais doloroso da sua vida.? Agora pense um pouco: Você, digo, você mesmo, não outros, gostaria de que te ficassem lembrando desse pior dia de tua vida em que você se rebaixou? Pois é: "Filipenses 2:7  antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana,"... para Cristo foi o dia de seu nascimento.... E o dia mais doloroso de sua vida? "Filipenses 2:8  a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz". o interessante é que NA BÍBLIA, no que diz respeito a esses dois dias, só um deles foi ordenado que lembrássemos perpetuamente até a volta de Cristo: 1 Coríntios 11:24-25  "e, tendo dado graças, o partiu e disse: Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim.  Por semelhante modo, depois de haver ceado, tomou também o cálice, dizendo: Este cálice é a nova aliança no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que o beberdes, em memória de mim."    
           Obviamente estava escrito que muitos iriam se alegrar com o nascimento do Messias. Fiquei confuso> se alegrar tem o mesmo sentido de comemorar com festa, comida, cultos natalinos? Alegrar tem a ver com o coração, comemorar tem a ver com ação. Isso me faz lembrar de outros textos:  "Isaías 1:14  As vossas Festas da Lua Nova e as vossas solenidades, a minha alma as aborrece; já me são pesadas; estou cansado de as sofrer. Amós 5:21  Aborreço, desprezo as vossas festas e com as vossas assembléias solenes não tenho nenhum prazer. Judas 1:12  Estes homens são como rochas submersas, em vossas festas de fraternidade, banqueteando-se juntos sem qualquer recato, pastores que a si mesmos se apascentam; nuvens sem água impelidas pelos ventos; árvores em plena estação dos frutos, destes desprovidas, duplamente mortas, desarraigadas;". Se o natal fosse algo realmente importante que devesse ser destacado como uma prática cristã oriunda da própria Palavra não mereceria o mesmo destaque que teve a instituição da ceia? Pois ambas dizem respeito ao Senhor, uma fazendo referência ao seu nascimento e outra fazendo referência à sua morte. Mas qual motivo só há ordenança de comemorar no tocante à sua morte?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A todos os leitores peço que deixem seus comentários. Todos os comentários estarão sendo analisados segundo um padrão moral e ético bíblicos e respondidos à medida que se fizer necessário.