quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

TEXTO III - INSTITUIÇÃO HUMANA X INSPIRAÇÃO DIVINA

Esboço da pregação de domingo: 17/02/2013


O lugar do verdadeiro louvor.

1.       Vimos em uma última pregação sobre o louvor que a Bíblia no Novo Testamento não dá qualquer suporte para  a utilização de instrumentos musicais por três motivos:
a.       A utilização dos instrumentos no culto do AT foi feita por Davi, endossando a ordenação dos Levitas, descendentes de Arão e seus filhos como uma atividade exclusiva realizada apenas pela linhagem dos sacerdotes.
b.      O culto realizado no AT era completamente imperfeito, sua realização era uma sombra do verdadeiro culto que haveria de vir, como afirma Paulo, em Colossenses. Era um projeto para o verdadeiro culto que haveria de ser implantado, um culto feito em Espírito e em Verdade, não fundamentado em coisas visíveis.
c.       Há duas ordenanças específicas relatadas no Novo Testamento com respeito ao culto e nenhuma das duas ordena que se faça uso de instrumentos musicais. Os únicos textos que falam de utilização de instrumentos em um culto no NT são os textos de Apocalipse, mas nenhum deles mostra que é a igreja que vive nesta terra, mas diz respeito aos mortos que já se foram. A igreja vencedora, a igreja triunfante. E nós não fazemos parte dessa igreja triunfante, mas da igreja militante. Ou seja, somos a parte da igreja de Cristo que ainda milita contra o pecado.
2.       Sendo assim, a igreja não tem louvor? Esta é a resposta que daremos hoje.

1.       A igreja precisa louvar ao Senhor, pois a Bíblia ordena isso.
a.       Hebreus 13:15  Portanto, ofereçamos sempre por ele a Deus sacrifício de louvor, isto é,  o fruto dos lábios que confessam o seu nome.
b.      Falar da temeridade em entender louvor como sacrifício.
c.       Uma abnegação dos atos de sacrifício do AT, deixar de lado o modo de culto do At e prestar a Deus culto em louvor apenas. O autor já havia lembrado em seu texto que Cristo sofreu fora dos portões do templo, onde era o único lugar possível de se adorar a Deus. O sacrifício anual poderia ser feito apenas no templo como forma de prefigurar a Cristo, só poderia ser feito lá dentro... Agora Cristo, o sacrifício perfeito sofreu lá fora, trouxe o culto para fora do templo. Uma aperfeiçoamento em Cristo do culto em vários aspectos. Agora o culto não é mais restrito ao templo, e naquele momento restrito do templo, naquela hora certa marcada... mas como diz o texto: ofereçamos SEMPRE POR ELE A DEUS SACRIFÍCIO DE LOUVOR.
d.      Fruto de lábios. Além do aspecto apenas humano presente neste mandamento de louvor, quando ele afirma: FRUTO DE LÁBIOS, DA SUA BOCA, juntamente a isso ao tempo exigido para o louvor: SEMPRE, também deve ser de lábios.
e.      Neste aspecto envolve muito mais do que simplesmente o louvar a Deus apenas cantando.
f.        O autor apresenta os lábios e as palavras que saem dele como algo inerente à comunicação do ser humano na qual ele deve manter todo o tempo:
g.       Não apenas de homem para com homem, mas também do homem para com Deus. Neste aspecto Pedro destaca :  
h.      1 Petro 1:7  Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece  e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória, na revelação  de Jesus Cristo; 
i.         Vemos aqui que o louvor exigido não se trata apenas de algo que se faz dentro da igreja, mas se trata de uma vida inteira.
2.       Aqui adentramos ao segundo motivo de termos a obrigação de louvar a Deus. – o louvor não é o que se faz dentro da igreja apenas é o modo como você vive que louva a Deus.
a.       Filipenses 1.9  E peço isto: que o vosso amor cresça mais e mais em ciência e em todo o  conhecimento, 10  Para que aproveis as coisas excelentes, para que sejais sinceros, e sem  escândalo algum até ao dia de Cristo; 11  Cheios dos frutos de justiça, que são por Jesus Cristo, para glória e  louvor de Deus.
b.      Paulo nos mostra que é um dever de todo cristão>
                                                                           i.      Crescer em toda a  ciência/conhecimento  - comentar
                                                                         ii.      A fonte das coisas excelentes é o conhecimento dos desígnios divinos.
                                                                      iii.      2 Petro 3:18  Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus  Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade.  Amém.
                                                                       iv.      Este crescer é para que: sejais sinceros – COMENTAR o pecado da inverdade.
                                                                         v.      Sem escândalos evitar cair no pecado (o que Davi afirmou) ,
                                                                       vi.      Até o dia de Cristo -  A perseverança dos Santos, uma obra de Deus posta na responsabilidade humana. De tudo prestaremos contas. O contexto aponta para o Soberano como aquele que de fato concretiza a Salvação.  Filipenses 1:6  Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a  aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo;
                                                                            vii.      Mesmo que a soberania de Deus no tocante a salvação é proeminente, nossas vidas devem expressar aquilo que cremos:
                                                                          viii.      Romanos 12.1-2. O culto racional- coerente, precisa haver conhecimento prévio. Não existe culto sem o conhecimento necessário de Deus para que o próprio culto aconteça.
                                                                             ix.      Isaías nos mostra que sendo assim, não existe verdadeiro culto, verdadeiro louvor se a nossa vida não está de acordo com o que Deus espera de nós. ISAÍAS 1. 14  As vossas luas novas, e as vossas solenidades, a minha alma as odeia; já  me são pesadas; já estou cansado de as sofrer. 15  Por isso, quando estendeis as vossas mãos, escondo de vós os meus olhos;  e ainda que multipliqueis as vossas orações, não as ouvirei, porque as vossas mãos estão cheias de sangue. 16 ¶  Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos de diante dos  meus olhos; cessai de fazer mal.
                                                                               x.      Aqui Isaías deixa claro que Deus busca verdadeiros adoradores que realizem um verdadeiro culto, um culto sacrificial não conforme o sacrifício de um animal com derramamento de sangue, mas do derramamento da alma aos pés do Senhor. Desta forma se alguém afirma que não consegue louvar a Deus somente com as vozes, que depende disso para louvar a Deus, então não há verdadeiro culto, não há verdadeiro louvor, por que o verdadeiro louvor não tem nada a ver com o fato de se usar ou não determinado instrumento, mas tem a ver com a vida que levamos diante de Deus.
3.       O terceiro motivo que necessitamos para louvar a Deus, é por que simplesmente devemos reconhecer que Ele e apenas Ele é digno de ser louvado.  - Judas 1:25  Ao único Deus sábio, Salvador nosso, seja glória e majestade, domínio e  poder, agora, e para todo o sempre. Amém.
a.       Não existem deuses paralelos.
b.      O Deus do cristianismo é único em todos os sentidos. Explicar a diferença entre o cristianismo e as outras religiões.
c.       Deuses precisam ser fabricados. Imagens são geradas.
d.      Deus não se permitiu ser retratado
e.      Deus não permitiu retratar ninguém e prestar culto a esse alguém.
f.        Aspecto diferenciado – as falsas religiões querem se conduzir a Deus, buscam por seus próprios esforços. João nos mostra algo diferenciado no verdadeiro cristianismo: João 17:3  E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro,  e a Jesus Cristo, a quem enviaste. É Emanuel, Deus conosco, é Deus se revelando ao homem, etc.
g.       Por que entendemos, reconhecemos, aceitamos e vivemos de acordo com a fé de que Ele é o único Deus verdadeiro Ele nos concede a vida eterna, motivo mais do que suficiente para louvarmos a Ele em todo o tempo.
h.      Davi, no Salmo 34, mesmo tendo sido ele  aquele que determinou a forma de louvor para o AT, ele sabia que o louvor era muito mais do que o momento do culto: Salmo 34: 1 Louvarei ao SENHOR em todo o tempo; o seu  louvor estará continuamente na minha boca. – COMENTAR.
i.         O salmista reconhecia a Deus como seu Salvador, como seu Senhor e por isso ele ressalta que o louvor é algo necessário na vida que afirma que Deus é seu Salvador e Senhor.
4.       CONCLUSÃO: Sendo assim, o que deve acontecer na igreja quanto ao que afirmamos ser o louvor?
a.       Efésios 5:19  Falando entre vós em salmos, e hinos, e cánticos espirituais; cantando  e salmodiando ao Senhor no vosso coração;
b.      Colossenses 3:16  A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria,  ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e  cánticos espirituais, cantando ao Senhor com graça em vosso coração.
c.       Vimos nestes dois texto que a igreja reunida precisa louvar ao Senhor, um louvor que se fundamenta no coração, no modo de viver não em rituais, ou coisas que relembrem o culto do AT. Precisa haver a pregação da Palavra, cânticos, Salmos que são os hinos inspirados por Deus.
d.      O louvor na igreja acontece quando todos nós que expressamos a mesma fé e entendemos o que de fato significa louvor, o que de fato significa ser filho de Deus e das responsabilidades que nos são acarretadas, nos unimos debaixo de uma autoridade instituída por Deus: Efésios 4.11  E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para  evangelistas, e outros para pastores e doutores, 12  Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para  edificação do corpo de Cristo;
e.      Falar da legalidade em estar em uma comunidade debaixo de uma autoridade – quem pode estar e não está, sabendo e conhecendo a Deus está em rebeldia, não pode louvar a Deus se o coração está relutante e rebelde contra a autoridade instituída por Deus.
f.        Não existe crente solitário, pode haver crente rebelde, mas se é rebelde há de se pensar em sua perspectiva do que significa ser crente.
g.       Se estamos em Cristo e somos de Cristo, quando nos unimos no mesmo lugar com um mesmo propósito, exaltamos ao Senhor de forma unânime, em conjunto, a igreja unida. Mas isso não significa que o louvor é o que APENAS O QUE fazemos na igreja quando cantamos mas é todo o nosso modo de viver estando no templo, ou estando em casa, ou estando na escola, e quando estamos juntos, engrandecemos a Deus como um só corpo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A todos os leitores peço que deixem seus comentários. Todos os comentários estarão sendo analisados segundo um padrão moral e ético bíblicos e respondidos à medida que se fizer necessário.