domingo, 21 de agosto de 2016

O pastor, o pecado e a disciplina de crentes.


                Como disse Paulo: (2 Timóteo 3:1-5) “ Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis, 2 pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes, 3 desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, 4 traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres que amigos de Deus, 5 tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder. Foge também destes.”
                Os pastores que tentam conduzir as igrejas dentro dos princípios da Escritura, certamente já se encontraram em situações semelhantes. A disciplina, a exortação, cada vez mais tem sido negada pela igreja e essa tem se tornado em um grupo de pessoas com afinidades pessoais, não direcionadas pelo Espírito, mas pela própria carne.
                O modelo bíblico para o exercício da disciplina sempre veio através de uma autoridade vocacionada por Deus, do meio de seu povo. Moisés, Hilquias, Neemias, Natã, Isaías, Jeremias, Ezequiel, Paulo, etc. Obviamente não estamos falando de um tipo de bispado, mas de quem tem a primazia do ensino e da exortação. Entretanto, acerca dessa vocação na humanidade sempre houve aqueles que a negaram. Não os próprios vocacionados, à exceção de Jonas que a princípio negou, mas por fim se deu por vencido e cumpriu sua tarefa. Mas, a vocação desses homens muitas vezes é negada pelo próprio povo que se chama pelo nome de Deus, pelo Povo de Deus.
                Até mesmo Jesus Cristo passou por situação semelhante. Quando confrontava os fariseus, esses se voltavam contra ele dizendo que Cristo não tinha essa autoridade, que Ele não era Filho de Deus, pior ainda: "qual sinal nos fazes para que creiamos em você?" Acusaram Cristo de ser dissoluto pecador: é glutão e beberrão de vinho, etc. Naturalmente o ímpio rejeita a exortação, rejeita a disciplina, por que para ele, o ímpio, todos são pecadores e que por isso ninguém têm a obrigação de aceitar ser humilhado sendo exortado por outro pecador; não reconhecendo assim o chamado daqueles vocacionados para essa finalidade.
Para recusarem a disciplina e a exortação usam como desculpa textos fora do contexto, tais como: “Quem não tem pecado que atire a primeira pedra”. Esqueceram-se que:
1.       Se esse versículo pode ser usado para se esquivar de acusações contra o pecado, e que somente quem não tem pecado pode acusar outro, a pergunta que surge é: Jesus se enquadrou como pecador? Ele era o único que não tinha pecado, por que ele não atirou a pedra? Então ele se viu pecador por isso não atirou a pedra? Essa interpretação de que ninguém pode acusar a outro por que todos somos pecadores é uma falácia diabólica que promove a insubmissão e rebeldia entre o povo de Deus contra aqueles que são vocacionados para isso.
2.       Jesus falou tais palavras para  aqueles homens que levaram a mulher até Ele, a fim de que fosse apedrejada, porque eles o faziam não por que realmente queriam cumprir a lei do adultério; tanto é que nem mesmo a levaram a julgamento, mas queriam pegar Jesus mandando matá-la sem que um julgamento legal fosse estabelecido; e assim terem do que acusá-lo.
3.    Jesus estava falando para um grupo de fariseus que não eram convertidos, desta forma as palavras aqui “...Quem não tem pecado que atire a primeira pedra” não cabem ser ditas a quem é convertido e ainda por cima que foi vocacionado para o pastoreio do rebanho de Deus e que recebeu tal incumbência: 2 Timóteo 4:2 prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina.
4.       Jesus neste texto não estava tratando com o pecado da mulher em primeira mão, mas com o pecado e a astúcia dos fariseus. Um bando de ímpios maliciosos e Cristo os enfrentou. 
5.       A mulher também tão pouco deixou de ser exortada. Mas, veja que não se tratava de uma mulher crente, judia sim, mas não crente. O texto não deixa evidência quanto a ela ser crente. Pelo contrário, quando Jesus a confrontou voltando-se para ela, Ele não afirmou simplesmente: vai-te embora e continue com a tua vida de crente relaxado... mas afirmou veementemente: “Vá e NÃO peques mais.” Ou seja, sua vida de pecado, (ímpia) deveria ser deixada de lado.
                Quando pessoas que se dizem crentes usam deste princípio negando a autoridade do pastor em exortar e disciplinar, o que se pode pensar desses? São joio no meio do trigo? São ímpios? Ou são crentes neófitos que pouco sabem da Palavra e ainda precisam de leite? Deus aguarda daqueles que são realmente seus filhos, outra posição quando confrontados com seus pecados. Davi foi exemplo disso, um homem segundo o coração de Deus.
Vemos isso no momento em que Natã vai até ele para confrontá-lo com seu pecado e Bate-Seba. Quando Natã acusou Davi de pecado, qual foi a reação de Davi? Será que foi... “Quem é você Natã, para me acusar de pecado? Você também é pecador Natã, por isso quem não tem pecado que atire a primeira pedra? E o Senhor Natã, você não tem pecado? Você não tem que se consertar não, heim Natã?”. Nada disso. Mesmo Davi conhecendo a Natã, sabendo que ele também era pecador, Davi não ousou revidar a acusação de Natã a respeito dos seus pecados.
Por que Davi é reconhecido como sendo “um homem segundo o coração de Deus”? Porque quando confrontado com seu pecado ele não agiu com arrogância e soberba revidando a acusação; ele abaixou sua cabeça, rasgou seu orgulho de rei, se humilhou de seu pecado reconhecendo a autoridade de Natã sobre ele, mesmo sabendo Davi que Natã também era pecador ele respondeu: (2 Samuel 12:13) “Então, disse Davi a Natã: Pequei contra o SENHOR. Disse Natã a Davi: Também o SENHOR te perdoou o teu pecado; não morrerás. ”
Quando chamarem um pastor para pastorear a igreja, tratem-no como pastor: Um homem que tem autoridade para exortar a qualquer um de seus pecados, mesmo ele sendo pecador, apenas isso. Quando exortados, não revidem, pois, o pecado só se multiplica, mas humilhando-se reconheçam os pecados para que, como Davi, sejam perdoados.
O verdadeiro pastor não é alguém que está preocupado em ser aquele personagem politicamente correto que agrada a todos, pelo contrário: 2 Timóteo 3:12 Ora, todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos. E por fim o verdadeiro pastor, por não ser conivente com o pecado, acaba sendo tido como inimigo daqueles aos quais acusa de pecado. Como disse Paulo: Gálatas 4:16 Tornei-me, porventura, vosso inimigo, por vos dizer a verdade?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A todos os leitores peço que deixem seus comentários. Todos os comentários estarão sendo analisados segundo um padrão moral e ético bíblicos e respondidos à medida que se fizer necessário.