sexta-feira, 13 de outubro de 2023

Entre o céu e o inferno.

                     Nascemos numa perspectiva dicotômica da vida. Não existem meios termos, não existem isenções, não existe imparcialidade. Tudo está, em todo tempo, sendo encaminhado para duas realidades opostas: o céu e o inferno.

                   Nossas decisões e indecisões, nossos passos, pensamentos, palavras, angústias, alegrias, tristezas, ódios, amores, omissões, tudo, desde o nosso nascimento até o momento de nossa morte, caminha para o céu, ou para o inferno.

               No centro de tudo e para onde tudo concorre está O Criador. Fora dessa dicotomia, acima dela, está Sua perfeita moral e, a partir dela, exige que aqueles feitos conforme à sua imagem e semelhança, também se ocupassem, se preenchessem, se moldassem à ela. Mas, foram tomados de assalto pela concupiscência do próprio coração.

               A partir desse momento, a criação é incapaz de fazer e ser à imagem de seu Criador como havia sido criada; ainda assim, ela continua sendo responsabilizada a ser e fazer. Sabendo de nossa incapacidade, O Criador providencia, fora do tempo, antes mesmo dele existir, o meio eficaz de sermos vistos perfeitamente morais, perfeitamente santos. E, para tanto, nos dá o necessário, entre o céu e o inferno, para que sejamos vistos tais como Ele é, não todos, mas apenas aqueles escolhidos por sua soberania e majestade.

               O Eterno, que subsiste em Três, proporcionou o único meio necessário para que alcancemos a perfeição. Enviou a Segunda Pessoa, em carne, em semelhança de homem: Perfeitamente moral, Perfeitamente Santo, Perfeitamente homem, Perfeitamente Deus para ser a redenção dos escolhidos. E esses, entre o céu e o inferno, escolhem por vontade determinada na eternidade, que aceitam sua redenção, sua mediação se tornando perfeitamente morais e santos por meio Dele, por causa Dele e para Ele.

               Tal escolha determina o fim, o local da eternidade: céu ou inferno? Mas afinal, o que há antes disso, antes do céu e o inferno? A terra? Não, não falo do local, mas me refiro ao tempo. Entre o céu e o inferno temos única e exclusivamente o tempo como nosso aliado, ou nosso inimigo. Como aliado se ouvirmos a voz do Criador e aceitarmos seu Único Meio; e o tempo servirá como inimigo se não atentarmos para nossa origem, para nossos dias, e para qual será nosso fim.  

Rev. Julio César Pinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A todos os leitores peço que deixem seus comentários. Todos os comentários estarão sendo analisados segundo um padrão moral e ético bíblicos e respondidos à medida que se fizer necessário.