quinta-feira, 12 de julho de 2012

Discurso vazio


     Tabula rasa foi um termo usado pelo filósofo inglês John Locke no século XVII. Locke dizia que forma pura de uma mente seria um "quadro em branco" (tabula rasa), e nele é que seria gravado o conhecimento, fundamentado na sensação. Essa foi a doutrina do empirismo definida explicitamente pela primeira vez. Não vem ao caso concordar ou não com Locke, não é esse o objetivo agora.   Mas é impressionante ver pessoas que analogamente à tabula rasa constroem seus discursos, discursos vazios.
     Discursos são proferidos, textos são escritos, conhecimento é exposto, mas o que isso tem a ver com o modo de viver deles? O que tem isso a ver com o que eles são em casa? O que isso tem a ver com o que eles são no seu círculo comum longe da internet, da mídia? Discursos protestando humildade, protestanto cristandade, protestando conversão. Mas de fato são isso mesmo? Só Deus sabe. E sabe mesmo!!!!
      De fato não há pecadinhos e pecadões e com certeza as consequências são diferenciadas. Mas creio eu que a pior das consequências vem com o que considero o pior dos pecados: A FALSIDADE. Pode-se esconder do mundo inteiro quem realmente você é, mas pode-se esconder dAaquele que te criou? Pode-se esconder dAaquele que sonda a sua mente, suas intensões como quem olha para um copo de água cristalina? Pode-se esconder tudo dos homens, mas todas as coisas, visíveis e invisíveis, virão à julgamento.
      O farisaísmo é muito mais atual do que se pensa. Há uma turba de crentes, modernos fariseus que não sabem nem mesmo onde está o umbigo porque a soberba lhes impede de enxergar as próprias faltas. A cegueira é tanta que acreditam que são crentes por que entenderam que só Jesus Cristo salva e que prostrar-se diante de uma imagem é idolatria; e alguns ainda crêem na sua salvação por que possuem uma oratória cristianizada e sobem em um púltpito, e como católicos que crêem na salvação pelas obras, acreditam na salvação por que evangelizam e praticam missão integral.
      Esqueceram-se de a quem “muito é dado, muito será cobrado”!  Que Deus tenha misericórdia de mim para que eu não me torne um fariseu, mas que sempre me humilhe diante do Soberano Senhor do universo reconhecendo meus pecados, para que eu mesmo não me encontre ensoberbecido.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

A todos os leitores peço que deixem seus comentários. Todos os comentários estarão sendo analisados segundo um padrão moral e ético bíblicos e respondidos à medida que se fizer necessário.