quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Análise do vídeo do rev. Hernandes sobre: Como um cristão deve tratar a questão política.

    Existe um mito sendo criado dentro da IPB. A projeção na mídia tem feito com que muitos crentes tratem rev. Hernandes, como um papa da Igreja. Conheço-o pouco, apesar de ter feito um curso intensivo com ele no seminário de BH sobre pregação expositiva há alguns anos atrás. Mas pelo pouco que me lembro dele (pessoalmente), tenho a absoluta certeza de que ele mesmo repudia esta ideia. Digo isso com toda a segurança, uma vez que o próprio está marcado aqui no meu comentário. Ainda não assisti todo o vídeo, mas tenho alguns comentários a tecer sobre o que ele disse até aos 27 minutos. O restante do vídeo comentarei posteriormente. A princípio quero dizer que meus comentários acerca do vídeo não são para contradizê-lo, por que até este tempo visto concordo em 100% de tudo o que ele afirmou. Meus comentários são para aqueles que acham que entenderam sua mensagem e tiram suas conclusões de acordo com seus próprios desejos, pensamentos e princípios. Como costumo dizer aqui na igreja acerca das minhas pregações: "Sou responsável pelo que eu digo, não pelo que você entende". E obviamente, rev. Hernandes tem todo o direito de fazer qualquer observação se eu estiver equivocado na explicação, ou aplicação prática do que estarei tratando do que ele afirma no vídeo.  (O TEXTO ACIMA SE REFERE AO COMENTÁRIO FEITO NO POST DO FACEBOOK, E ABAIXO O COMENTÁRIO FEITO ACERCA DO VÍDEO CITADO). 


AS PARTES QUE ESTIVEREM SUBLINHADAS REFEREM-SE AOS MEUS COMENTÁRIOS. AS PARTES NÃO SUBLINHADAS É A TRANSCRIÇÃO DA FALA DO REV. HERNANDES. 

UM ALERTA QUANTO AO QUE DIGO. DE FORMA ALGUMA TENHO DEFENDIDO QUALQUER PARTIDO OU CANDIDATO QUE SEJA. AQUI NA IGREJA, SE PERGUNTAR A ALGUM CRENTE SOBRE QUAL É MEU CANDIDATO, NENHUM DELES SERÁ CAPAZ DE RESPONDER. DA MESMA FORMA QUE NENHUM DELES PODE AFIRMAR QUE CEDI O  PÚLPITO A QUALQUER POLÍTICO, POIS NÃO PERMITO. 

EXPRESSO DE FORMA CLARA QUE DEFENDO A ESCRITURA, E SOU ABERTAMENTE CONTRA A TODA IDEOLOGIA QUE SE COLOQUE CONTRA ELA. E COMO PASTOR MEU DEVER É ALERTAR AO POVO DE DEUS CONTRA AS IDEOLOGIAS MALIGNAS QUE TEM SIDO DEFENDIDAS POR MUITOS CRISTÃOS ATRAVÉS DO VOTO. QUANDO VOCÊ VOTA EM UM CANDIDATO AUTOMATICAMENTE VOCÊ ESTÁ AFIRMANDO O SEGUINTE: “EU CONCORDO COM TODA A SUA IDEOLOGIA, CONCORDO E ASSINO EM BAIXO E QUERO SER GOVERNADO POR VOCÊ COM AQUILO QUE VOCÊ DEFENDE”. OBVIAMENTE VOCÊ ESTÁ AO LADO DA IDEOLOGIA DE SEU CANDIDATO. A QUESTÃO CRUCIAL É: A IDEOLOGIA DE SEU CANDIDATO É A IDEOLOGIA QUE DEUS DEFENDERIA?

Pv. 29.2

  1. Notório a grande, profunda e crônica decepção com os políticos da atualidade.
  2. ERROS: Política é pecado, política é coisa do diabo... o crente não deve participar da  com política, 4. o cristão deve ser apolítico.. 5. toda pessoa que se envolve com política se torna corrupta.  6. Todo crente que se envolve com política vai acabar se corrompendo..  7.A política é mundana e não serve para os crentes.. 8.não adianta fazer coisa alguma. Só devemos pregar o evangelho e aguardar o retorno de Jesus. 9.Irmão sempre vota em irmão, 10. todo crente é um bom político, 11. político evangélico deve lutar apenas pelas causas evangélicas, 12. o púlpito se transforma em palanque político e a igreja em curral eleitoral.
VERDADES A PENSAR:  
1.       A legitimidade da política à luz da palavra de Deus. – CALVINO VOCAÇÃO
a.       AUTORIDADE S: CALVINO DIZ QUE POLÍTICA É VOCAÇÃO, CHAMADO. ROM 13. É MINISTRO DE DEUS PARA DOIS PROPÓSITOS> A PROMOÇÃO DO BEM, A COIBIÇÃO DO MAL. MUITOS DOS QUE SÃO INVESTIDOS DE AUTORIDADE NÃO ACREDITAM, NÃO ENTENDEM, NÃO ACEITAM, MAS NÃO DEIXAM DE SER (AUTORIDADE).
b.      QUANDO O ESTADO DEIXA DE CUMPRIR ESTE PROPÓSITO, A IGREJA DEVE EXERCER VOZ PROFÉTICA, CHAMANDO ESTA AUTORIDADE POLÍTICA A ESTE SEU PROPÓSITO.   Os crentes hodiernos, devido à própria exposição ao racionalismo, tentam buscar pastores segundo suas próprias cobiças, seus próprios desejos como diz Paulo à Timóteo. E quando há um que exerce esta voz profética mostrando o pecado do povo em apoiar políticos e autoridades que emanam ou aspiram a leis que são claramente contra os princípios estabelecidos na Escritura, eles se levantam contra a voz profética podendo tratá-la de três maneiras diferentes: 1.  fingem que não é com eles, 2. Buscam algum outro que dá um entendimento conforme seu desejo; 3. Distorcem o que outro diz para que se molde aos seus próprios pensamentos.

c.       Quando o governo é insensato, ímpio, o povo geme. Logo no princípio do vídeo rev. Hernandes deixou claro que o Brasil atualmente está gemendo, que a politicagem praticada no Brasil pelo atual governo tem grande parte na responsabilidade pelo sofrimento do povo. 
d.      O poder corrompe, não... o poder revela os corrompidos.. o homem não é produto do meio, ele não é corrompido pelo meio, ele corrompe o meio. 
e.      Sobre a política
                                                                           i.      3 tipos de pessoas: Alienados, conscientizados e engajados. A questão seria hilária, se não fosse constrangedora e multiplicada, pois também podem existir: 1. alienado que se acha conscientizado e engajado. 2. alienado e engajado, 3. conscientizado e engajado, mas nunca um alienado é de fato conscientizado, pois são excludentes. 
                                                                         ii.      Jesus confrontou o poder político chamando a Herodes de raposa
                                                                        iii.      João confrontou o adultério de Herodes.
f.        Os cristãos preferiram a morte a se curvarem a César,
                                                                           i.      A autoridade constituída merece honra.... Mas no momento em que a autoridade política querer exigir de nós a subserviência, a domesticação da consciência e a adoção de princípios e valores estranhos aos absolutos da ética cristã, precisamos dizer não... e arcar com todas as conseqüências desse não.... A questão é que muitos crentes preferem ceder às ideologias do que sofrer por tomar uma posição bíblica. Como compartilhei um status do rev. Naziazeno Torres> https://www.facebook.com/cordeiro.torres/posts/777477152319299?fref=nf   E como o próprio rev. Hernandes disse, "a classe pastoral tem sido uma das menos acreditadas pelo povo". O pastor pode prestar seu serviço de atalaia, mas o povo prefere cair nas garras do inimigo. 

g.       A igreja política nos reformadores, a ética social... mistério do pobre e o ministério do rico... quando Deus nos dá prosperidade pelo trabalho pelo desenvolvimento, você não deve acumular toda prosperidade para seu próprio benefício... mas repartir .... Aqui novamente é uma dificuldade de entendimento com respeito ao socialismo. Não está aqui, de forma alguma, presente a ideia do socialismo político. Veja que aqui consta o princípio de mordomia cristã. A propriedade de cada um é defendida, a questão trazida é como cada um trata a sua propriedade, e não a propriedade do estado. Ou você faz uso da sua propriedade para honra e glória de Deus, ou você faz uso de sua propriedade apenas para seu próprio benefício. O socialismo (como primeiro estágio do comunismo)  não te permite de forma alguma a propriedade. Toda propriedade se torna do estado e é o estado quem a rege. Você não tem direito à nada, nem mesmo para dar a quem você quiser, ou a compartilhar com quem você quiser de livre e espontânea vontade como faziam os crentes de Atos 1. Mas você teria de fazer isso pela obrigatoriedade imposta pelo estado. Desta forma o princípio de liberalidade e mordomia cristã que deveriam partir de um coração piedoso e misericordioso, deverão repartir pela mão de ferro do estado.  O calvinismo foi apontado em vários estudos como sendo um dos maiores responsáveis pelo capitalismo que defende a propriedade. Extrapolações e erros são cometidos em todas as formas de governo, a questão é... O que a bíblia defende? Por que há capitalistas inescrupolosos isso não diminui nem fere o fato de que a Bíblia defende a propriedade particular como um aspecto da mordomia cristã e não como mordomia estatutária imposta.  
h.      O que se tenta impor não é a laicidade do estado, mas um estado anti-cristão... O Brasil caminhando a passos largos para esta triste realidade. Os princípios e valores estão sendo bombardiados... e se você se posicionar ao lado desses princípios e valores vc é tido como ultrapassado. Mostra aqui de forma subentendida algumas questões bem práticas: 1. Defesa do homossexualismo e contra ao modelo familiar descrito na bíblia, defesa do aborto e contra a vida, defesa contra a propriedade estatal e contra a propriedade como parte do principio de mordomia cristã, etc. O PT e todos os partidos de cunho socialista defendem todas estas questões, e falando abertamente, o crente que milita ao lado deles incorre em grave e crasso erro de estar lutando contra os princípios estabelecidos por Deus em sua santa Escritura, em outras palavras: ESTÃO PECANDO. Pior que isso. Na Bíblia há claramente apenas duas posições e foi Jesus quem afirmou: “Quem comigo não ajunta, espalha”. Volto aqui à questão crucial que fiz na introdução:  A IDEOLOGIA DE SEU CANDITADO É A IDEOLOGIA QUE DEUS DEFENDERIA? Deus defende o aborto?  Deus defende o homossexualismo?  A propriedade comum por força estatutária? Falando francamente. Se você vota em quem defende estas questões de duas uma: 1. Na melhor das hipóteses falta muito para seu crescimento espiritual atingir a um nível básico de que todo cristão deve conformar-se aos princípios bíblicos independente da esfera em que ele esteja envolvido. 2. Na pior das hipóteses: falta conversão.  


i.         PRINCÍPIOS _ PERMANENTES PARA O POLÍTICO
                                                                           i.      Dt. 14 – dependemos de Deus e precisamos pedir a Deus na escolha dos políticos a serem votados.
1.       Políticos: Multiplicar cavalos – entra pobre e sai rica... algo errado aconteceu... se ele não enricou, mas parente seu sim, algo está errado... não se entra na política para se servir do povo, mas para servir ao povo.  
2.       A vida moral não pode entrar no caminho dos prazeres incontidos. O povo finge que não enxerga, tapa o sol com a peneira. O  Lula, aquele mesmo que era um simples defensor dos pobres, dos trabalhadores, o sindicalista amado pelo povo, sendo ele mesmo um pobre onde não tinha onde cair morto, após ser presidente por dois mandatos, seu filho se torna uma das maiores fortunas do país. Gênio empresarial? Dá a receita ao povão.  A história prova (China, Rússia, Cuba, etc) que não existe de fato o socialismo conforme proposto na teoria, muito menos o comunismo. Onde morava Fidel Castro ou o Primeiro Ministro Chinês? O que ele comia (e)? Ele andava (a) a pé ou de carro de luxo? Era (É) um igual aos seus liderados? Sempre haverá aqueles que desfrutam mais do poder estatal do que outros independente do regime de governo.  

Daqui por diante virá comentado em outro texto complementar. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A todos os leitores peço que deixem seus comentários. Todos os comentários estarão sendo analisados segundo um padrão moral e ético bíblicos e respondidos à medida que se fizer necessário.