A educação é cobrada de forma sistemática por organismos nacionais e internacionais em todo o globo, no Brasil não é diferente. ONU, UNESCO, UNICEF, dentre outras instituições, colocam sua agenda para que a “luta” contra o analfabetismo se intensifique nos países ligados à elas. Certamente um analfabeto, não todos, abaixaria sua cabeça perante a argumentação de alguém com uma formação superior. Mas e se a educação exigida por esses organismos...
1. ...fosse uma educação que desse a impressão de sensatez?
2. ...fosse uma educação que desse a sensação de segurança intelectual?
3. ...fosse uma educação que proporcionasse conhecimento apenas para que o educando tivesse uma auto-impressão de relevância nos movimentos sociopolíticos? Imagine se esse sujeito educado dessa maneira abaixaria sua cabeça a uma argumentação lógica, histórica, que confrontasse a ideologia que tivesse sido implantada nele, tendo ele um(ns) titulo(s)? O óbvio precisa ser dito aqui?
Uma pergunta ecoa: Como seria essa educação na prática?
A educação deveria proporcionar uma leitura, parcial /correta dos signos (palavras, sinais gráficos); entender, parcialmente, ou ao menos o texto de acordo com a própria limitação ao menos os verbetes mais comuns da língua para que o indivíduo possa ler, e entender não o sentido do texto, mas apenas as palavras do texto. Isso é o que chamamos de analfabetismo funcional. Ele consegue ler as palavras, mas tem dificuldade em tirar o sentido real do texto devida sua limitada articulação, limitada leitura, leitura ideológica direcionada previamente por mestres que deveriam ser isentos.
Quando nossos filhos chegam da escola e narram o que o professor usou na prova, no exercício de sala de aula, ou no absurdo de tirar do livro didático, a priori isento, um texto defendendo ideologias políticas, chego a imaginar e pensar naqueles alunos que os pais ainda sofrem por uma educação deficitária e que são massas de manipulação e que não têm condições alguma de evitar que seus filhos se tornem parte da mesma massa lhes dando a devida base em casa. (Daí se fala em Homeschooling).
Sob o discurso de ampliar a educação para todos, espalhou-se no Brasil algumas ideias que tornariam a manipulação de massas mais eficaz, e que formariam um exército ideológico, de incautos, crentes que seriam um exército de pessoas bem dotadas academicamente. Ideias que foram plantadas a partir dos próprios cursos que deveriam defender o uso correto da língua: Literatura e Língua portuguesa. Ideias do tipo: “Não é preciso falar e escrever corretamente, o importante é saber se comunicar.”; “Não critique o fulano porque ele escreve/fala ‘polca’ ao invés de porca, vai ser constrangedor para ele”; ... “Esse é um ponto de vista da história, o que de fato aconteceu foi diferente.” Ideias que desconstruíam o uso e conhecimento correto da língua, bem como a correta interpretação de textos e fatos foi o método de ensino nas escolas.
O “idiota útil”, no exército de Lênin, era o indivíduo que achava que sabia alguma coisa, defendia uma ideologia sem saber o que de fato causaria, lutava com unhas e dentes para defender o “Ideólogo” por detrás do movimento, se insurgia contra toda e qualquer autoridade, ou qualquer outro que fosse contrário ao seu ídolo ao ponto de ferir fisicamente e matar; tudo isso sem saber que estava sendo manipulado. O resultado naquela região foi o maior número de mortos na implantação de um regime ideológico durante toda a história da humanidade. Nisso, o comunismo é, acima de qualquer outra ideologia, o regime que mais matou pessoas em todo o mundo.
No Brasil, essa educação para manipulação teve início muito antes da década de 60, quando comunistas começaram a se infiltrar nas academias. Antônio Gramsci, ideólogo comunista Italiano, em uma de suas obras, trouxe a seguinte metodologia de implementação do comunismo: “Não tomem quartéis, tomem escolas e universidades, não ataquem blindados, ataquem ideias”. O resultado dessa educação disseminada desde antes da década de 60, nas universidades, faculdades, escolas é que começou a ser trabalhada pós 1964 quando a tentativa de implementação do comunismo pela força, ações de guerrilhas, etc. foram desbaratinadas pelo exército Brasileiro. As guerrilhas armadas acabaram, mas as guerrilhas ideológicas nos centros acadêmicos obtiveram sucesso.
A "educação brasileira", a princípio com o discurso para se ampliar a “oportunidade” para os menos favorecidos, conseguiu seu intento obscuro. Três gerações influenciadas por uma estória mal contada por professores ideólogos comunistas dentro das escolas e universidades, por um ensino parcial de escrita e leitura que mascara o analfabetismo funcional reinante, generalizado. Hoje temos um número assustador de acadêmicos com títulos pomposos, mas vazios da história e manipulados pela força ideológica.
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