domingo, 15 de março de 2020

SÉRIE JARGÕES HERÉTICOS - JESUS TE AMA

Quantas foram as vezes que vimos/ouvimos alguém dizer: JESUS TE AMA?
  De onde tiraram essa ideia? Alguém diria: Da Bíblia, de onde mais? Esse argumento é um tanto fraco, porquê TODAS, TODAS as heresias têm como princípio um versículo da Bíblia entendido e ensinado de forma errada. Desta maneira, toda heresia é um versículo ou passagem bíblica ensinado como sendo o que o autor de fato quis dizer, mas, na verdade está longe disso.

Vamos a pergunta a ser respondida: De onde tiraram a idéia de que Jesus/ Deus ama a todos sem distinção? A resposta é simples: Tiraram do próprio ego. Aí entra a questão do entendimento correto a partir do que de fato o autor bíblico diz.
Não podemos presumir que o autor diz o que EU ACHO, que ele quis dizer. Isso exige estudo, dedicação, conhecimento de algumas coisas básicas:
1. Quem foi o autor do texto?
2. Qual contexto geográfico/histórico em que o autor vivia?
3. Qual a ocasião específica pela qual o autor estava vivendo naquele momento?
4. Conhecer gramática nas línguas originais em que o texto bíblico foi escrito: hebraico, aramaico, grego
5. Para quem o autor escreveu o texto (livro) em primeiro lugar? Qual foi seu público original?
6. Porque ele estava escrevendo tal texto a aquele destinatário primário?
7. Conhecer além da gramática em línguas originais, conhecer acerca da ortografia, bem como conhecer o significado das palavras no contexto da época e local onde foram usadas, e não segundo um dicionário editado dois mil anos depois do texto ter sido escrito. Tem que saber o que o termo significava naquela época.

Esses são alguns dos princípios básicos para uma interpretação fiel ao seu significado original.

Afinal de contas: JESUS TE AMA?

A resposta corrente com o contexto bíblico é: DEPENDE.

Como assim, depende?

Vamos ao texto mais usado para uma tentativa de ter uma base para se afirmar que Jesus te ama. E o texto é exatamente o versículo mais falado da Bíblia, o de *"João 3.16: Por quê Deus amou ao mundo de tal maneira, que deu seu filho unigênito, para que todo aquele que Nele crer, não pereça, mas tenha a vida eterna"*

O mais apressado diria: está aí escrito: "...Deus amou ao mundo...".

Vamos fazer um questionamento básico ao próprio texto.
1. Por que está escrito: *"Deus amou ao mundo"* significa que Ele amou todas as pessoas do mundo? A resposta é: Necessariamente NÃO. NÃO SIGNIFICA.
 2. Se Deus, de fato, amasse todas as pessoas do mundo, alguém iria para o inferno??? Óbvio que Não.
3. Qual o significado original (grego) da palavra MUNDO? A princípio, esta palavra tem, nada menos que, sete (7) significados diferentes no Novo Testamento. Trata-se do termo κόσμος (Cosmos). Tendo essa palavra 7 significados diferentes na língua grega daquela época, qual seria a tradução correta para o termo κόσμος? Um desses 7 significados é exatamente a palavra MUNDO, mas o que nos garante que é esse o significado do termo aqui? Outras possibilidades de tradução desse texto é de que esse termo está sendo usado como figura de linguagem. Dentre os vários tipos de figuras de linguagem existe a: onomatopeia, sinedoque, metonímia, etc.
4. Se de fato Deus amasse ao mundo, ou como costumam usar outro erro para encobrir o primeiro dizendo que *"Deus ama o pecador, mas odeia o pecado"* da mesma forma então Deus não mandaria ninguém para o inferno.
5. No próprio versículo em questão, se começa a esboçar quem de fato é alvo desse amor de Deus, e não é todo mundo. Falo da segunda parte do versículo que diz claramente: *"... para que todo aquele que Nele crer, não pereça, mas tenha a vida eterna"* Há uma pequena direção dada ainda nesse versículo que nos aponta que são alvo do amor de Deus, tão somente, aqueles que crêem de fato e de verdade em Jesus Cristo.
   6. E qual seria o sentimento de Deus em relação aos que não crêem em Jesus Cristo dessa forma? Aqui vem a importância do contexto próximo para a importância na exposição do texto bíblico. No mesmo capítulo, não tendo sido ainda encerrado o assunto, Jesus afirmou: *"João 3:36 Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, todavia, se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus."* Vc leu direito... O texto afirma, claro como água, que o sentimento de Deus para com aqueles que não crêem em Jesus Cristo é o sentimento de ira. É o texto quem afirma.
7. Essa afirmação de que Deus tem irá sobre o ímpio, não torna Deus um tanto carnal?? Humano?? A resposta é NÃO. A ira de Deus não se fundamenta na raiva como a nossa. A ira de Deus se fundamenta na  Santidade Dele mesmo. Não tendo Cristo como Senhor de sua vida, o ímpio contemplado por Deus recebe como alvo desse olhar a sua ira divina, não é seu amor.
8. É exatamente pelo fato de Cristo não ser crido pelo ímpio que faz com que ele permaneça debaixo da ira de Deus desde o dia de seu nascimento.  Sim, desde o dia do nascimento. Todos nós somos herdeiros de uma aliança feita entre Deus e a humanidade lá no Jardim do Éden. Essa aliança foi quebrada da parte da humanidade, por meio de Adão. Por isso Paulo afirma em sua carta aos *"Romanos 5:12 Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram."*
9. Existem outras passagens na Bíblia que mostram a IRA de Deus sobre o ímpio? Sim, todos os outros que mencionam o sentimento de Deus com respeito a essa classe de seres humanos. Todos nós, sem excessão, nascemos debaixo da ira de Deus. Paulo afirma em Efesios 2.1-3:
*"Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência; entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais."* Nascemos como filhos da ira, herdeiros da ira de Deus.
 10.  Se Deus amasse ao pecador e apenas odiasse ao pecado, não haveria nenhuma necessidade de Cristo vir, encarnar como homem, e sem nunca ter cometido qualquer pecado, morreu como homem pecador. É exatamente isso que torna Cristo Jesus o ÚNICO MODO de deixarmos de sermos alvos da ira de Deus e passarmos a ser alvos do seu amor. Pois aquele que crê em Jesus Cristo como único Senhor de sua vida, Ele assume o papel de ser Seu Mediador para com Deus. Ser mediador é aquele que se coloca no meio... Ou seja, Cristo se coloca entre aqueles que crêem verdadeiramente Nele e Deus. De modo que, quando Deus contempla ao fiel a Cristo, Deus não enxerga ao homem pecador que somos, mas contempla Seu Próprio Filho, Jesus Cristo. E não existe nenhum outro ser em todo o universo com capacidade de ser Mediador de todos os que crêem em Cristo. Por quê: a) Não são divinos, não possuem atributos exclusivos de Deus que dentre eles podemos citar: onisciência, onipotência, isenção de pecado, etc.
Por isso, Lucas registra a fala de Pedro em *"At 4:11-12 Este Jesus é pedra rejeitada por vós, os construtores, a qual se tornou a pedra angular. E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos."*

Sejamos cuidadosos e criteriosos com o que almejamos a ensinar acerca da Bíblia. Textos prontos na internet e aplicativos de celular são grandes armas satânicas que ele sabe usar para criar suas heresias e como na interpretação errada desse versículo de Jo 3.16, de que Deus ama ao pecador, lhe dando uma sensação de segurança em continuar pecando, já que Deus o ama. Não... Isso é mentira!!! Deus não ama o pecador impenitente. Deus ama apenas ao pecador que se reconhece pecador e acima de tudo tem exclusivamente a Cristo como ÚNICO SENHOR DE SUA VIDA E MAIS NINGUÉM. Quanto ao mais, o inferno lhes aguarda.

Então reavalie sua vida hoje, enquanto é tempo.

Rev. Júlio César Pinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A todos os leitores peço que deixem seus comentários. Todos os comentários estarão sendo analisados segundo um padrão moral e ético bíblicos e respondidos à medida que se fizer necessário.