domingo, 15 de março de 2020

SÉRIE JARGÕES HERÉTICOS - O LOUVOR LIBERTA


Série Jargões heréticos

Iniciamos essa série com o texto acerca do jargão evangélico JESUS TE AMA, postado em primeiro lugar em um grupo de Whatsapp na data de 13 de março de 2020, e que postei aqui no blog na mesma data de hoje, juntamente com o segundo texto que se segue.  

“O LOUVOR LIBERTA!”

A heresia é uma doutrina criada a partir de textos bíblicos mal entendidos, ou mesmo criada a partir de uma ideia subjetiva de realidade espiritual desprovida inteiramente de qualquer base que a fundamente. E que, tais doutrinas pervertem as doutrinas da graça tirando o foco real do evangelho, para algo que não produz salvação. O jargão LOUVOR LIBERTA entra como sendo uma destas heresias.
Paulo e Silas estando na prisão, entoavam louvores. E Lucas registra o fato em Atos 16:25-26 25 Por volta da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam louvores a Deus, e os demais companheiros de prisão escutavam. 26 De repente, sobreveio tamanho terremoto, que sacudiu os alicerces da prisão; abriram-se todas as portas, e soltaram-se as cadeias de todos. Lendo o texto rapidamente, já soltam logo a quinquilharia: O LOUVOR LIBERTA.
Uma pergunta necessária e imediata deve ser feita: O louvor liberta de que? Uma segunda pergunta sobrevém: O louvor contém poder? A terceira pergunta surge naturalmente: O ato de louvar e consequentemente libertar de algo é um ato onde o poder reside naquele que louva? Vamos observar tais questões a fim de confrontar tamanha heresia.
O episódio narrado por Lucas, obviamente é um episódio similar ao da derrubada dos muros de Jericó, em menor escala obviamente. As intenções eram divergentes, pois enquanto aqueles do passado mais longínquo tinham a intenção de invadir e tomar a cidade de Jericó, ali na prisão, a intenção era apenas de louvar.
É necessário vermos o que de fato significa o ato de Louvar, que difere também do ato de adorar. Não vou discorrer longamente sobre as diferenças entre um e outro e os motivos, mas apenas para continuar de imediato com o propósito no texto, vou de pronto definir. Adorar é reconhecer o Senhorio de Cristo em todas as circunstâncias da vida. Enquanto o adorar é olhar para baixo reconhecer-se servo, o louvor é olhar para cima reconhecendo e declarando os feitos de Deus, quem Ele é e suas maravilhas. Desta forma, o louvor em si mesmo não possui nada, absolutamente nada de especial. É assim, por que o louvor é uma produção humana, não se trata de algo sobrenatural e divino. E tão pouco o louvor é um esfregar na lâmpada de onde o gênio divino adormecido é despertado em favor de seu amo.
Louvor e adoração são vistos na Escritura em conjunto. Mas um não pode ser confundido com o outro, são coisas diferentes e possuem propósitos diferentes. É comum vermos na Escritura a adoração associada ao serviço, sinal de humilhação diante de Deus, vamos a alguns deles:
Gênesis 24:26 26 Então, se inclinou o homem e adorou ao SENHOR.
Êxodo 34:8 8 E, imediatamente, curvando-se Moisés para a terra, o adorou;
Jó 1:20 20 Então, Jó se levantou, rasgou o seu manto, rapou a cabeça e lançou-se em terra e adorou;
Mateus 17:14-15 14 E, quando chegaram para junto da multidão, aproximou-se dele um homem, que se ajoelhou e disse: 15 Senhor, compadece-te de meu filho, porque é lunático e sofre muito; pois muitas vezes cai no fogo e outras muitas, na água.
O exemplo mais impactante acerca da adoração é quando Pedro vai ao encontro de Cornélio: Atos 10:25-26 25 Aconteceu que, indo Pedro a entrar, lhe saiu Cornélio ao encontro e, prostrando-se-lhe aos pés, o adorou. 26 Mas Pedro o levantou, dizendo: Ergue-te, que eu também sou homem.  Aqui a adoração foi negada por Pedro, pelo fato de que esta deve ser feita apenas a Deus.
Da mesma forma, o louvor é visto na Bíblia, com intensidade, quando o “crente” mostra o caráter santo de Deus e seus feitos:
Salmos 59:16 16 Eu, porém, cantarei a tua força; pela manhã louvarei com alegria a tua misericórdia; pois tu me tens sido alto refúgio e proteção no dia da minha angústia.
Salmos 145:2 2 Todos os dias te bendirei e louvarei o teu nome para todo o sempre.
E há também casos em que a adoração é vista em conjunto com o louvor:
Salmos 138:2 2 Prostrar-me-ei para o teu santo templo e louvarei o teu nome, por causa da tua misericórdia e da tua verdade, pois magnificaste acima de tudo o teu nome e a tua palavra.
Aqui já começamos a ver que muito do que as igrejas chamam de “louvor” nada têm de louvor. Tratam-se de letras com mensagens nitidamente com único propósito de exaltar o homem, de inflar o seu ego, de colocar a Deus como sendo empregado do homem como se ele fosse o gênio da lâmpada pronto a atender aos anseios e desejos carnais do homem. E quando falo em desejos carnais, incluo até mesmo aquelas chamadas campanhas de oração cujos fins não glorificam a Deus que trazem como resultados do tipo: “olha como fulano é espiritual”.
O louvor na cadeia tinha exatamente essa intenção: dizer quem Deus é, mostrando suas maravilhas, seus feitos. A intenção não era para gerar libertação. O fato das cadeias terem sido quebradas logo após o louvor, não significa que o louvor ocasionou o fato, pois a intenção não era essa. Se os apóstolos tinham essa intenção de louvarem para serem libertos, eles estavam fazendo algo completamente destoante do que o restante da bíblia mostra com respeito ao louvor.
O “LOUVOR LIBERTA” também tem sido usado como base para se praticar todo e qualquer tipo de libertinagem, seja no culto, seja na vida pessoal, na relação que cada um tem, ou melhor, imagina que tem com Deus.
Moro ao lado de um bar que ,vez por outra, promove shows de música variada: regae, rock, melody, etc. E ali mesmo o consumo aberto de drogas e outras porcarias acontecem, bem como atos de libertinagem sexual.
Não foi uma única vez que, logo após o show, colocam para tocar, isso se os próprios músicos não cantarem, músicas ditas gospel do tipo: “minha vitória tem sabor de mel, ou ouro puro de Ofir”; como se o fato de colocar uma música desse nível, pretensamente de louvor, fosse apagar tudo o que tinha acabado de acontecer ali nas últimas horas; e isso tem sido uma prática comum em shows de todo e qualquer tipo de música. O LOUVOR LIBERTA de que? Da condenação vindoura no Juízo Final? 2 Coríntios 5:10 10 Porque importa que todos nós compareçamos perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo.
 Também se usa esse jargão, ensinado por muitos ditos teólogos de plantão, tendo a finalidade de aplacar as tentações. “Quando a tentação vier, comece a cantar: ...na casa do Senhor não existe satanás, xô Satanás...”. Apesar de eu ter feito uso de exemplo uma letra iconicamente aberrante, muitos são mais sutis em utilizar uma música com letras mais ditas espirituais, mas a ideia de se colocar em prática a doutrina herética é a mesma. O LOUVOR LIBERTA de que? Da sua própria cobiça? Tiago 1:14 14 Ao contrário, cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz.
Adoração e louvor são duas faces de uma mesma moeda, onde de um lado o homem se declina ante a soberania e majestade de Deus; enquanto do outro lado o homem louva a Deus por suas maravilhas e pelo Seu caráter Santo e Perfeito. Desta maneira, se o louvor é pretensamente utilizado por alguém que não reconhece o senhorio do Deus Trino é um louvor vazio e que nada pode produzir exceto maior peso na sua própria condenação.
O louvor na Bíblia nunca tem a pretensão de libertar de absolutamente nada: nem do pecado, nem do juízo vindouro, nem de opressão. A única coisa que liberta o homem de todos esses males é o fato dele reconhecer a Cristo como Senhor de sua vida e reconhecer a soberania de Deus sobre todas as coisas, quer sejam boas ou ruins, enfim: adorá-Lo.  
As tentações serão vencidas, as maldições retiradas, se tornará livre da prisão do pecado, receberá o livramento da justiça vindoura, tudo isso só é possível por meio de Cristo, por sua obra vicária, pelo seu sacrifício na cruz tendo Ele vencido toda hoste e obra maligna; e que será manifesto por ocasião de seu glorioso retorno. Mas já podemos desfrutar meandros dessa liberdade comprada por um alto preço, o sangue de Cristo:
Romanos 3:21-24 21 “Mas agora, sem lei, se manifestou a justiça de Deus testemunhada pela lei e pelos profetas; 22 justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo, para todos [e sobre todos] os que crêem; porque não há distinção, 23 pois todos pecaram e carecem da glória de Deus, 24 sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus...”


Rev. Júlio César Pinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A todos os leitores peço que deixem seus comentários. Todos os comentários estarão sendo analisados segundo um padrão moral e ético bíblicos e respondidos à medida que se fizer necessário.