terça-feira, 14 de junho de 2011

Velhas heresias em uma nova era.

A cristandade do século XXI é eclética, moderna, já houve quem o disse. Tal pensamento diz respeito a uma novidade no cristianismo, uma nova roupagem lhe foi oferecida. Como exemplo o fato de que em uma das últimas reuniões do Concílio Mundial de Igrejas, a ala feminista pegou um tecido, cor feminina (preconceito), e vestiu a cruz que ali estava na reunião, simbolizando o desejo de mudança para um cristianismo mais moderno. A mensagem deste ato diz buscar um novo tipo de cristão para uma nova era. A roupa que colocaram no cristianismo exibe de forma implícita a declaração de Nietzsche: “...Deus morreu...”. O Deus da Escritura Sagrada cede lugar a um novo Deus que o mesmo filósofo declarou em seu romance “Assim Falava Zaratustra” o profeta fictício afirmava: “... aí vem o super-homem...”.

A luta pela qual empreenderam os reformadores, da mesma forma que o jovem rei Josias, (II Reis 22.10-13), os profetas, e o próprio Senhor Jesus Cristo e seus apóstolos, em que o povo ficasse firmado na Escritura Sagrada, novamente está caindo em descrédito. As pessoas até ouvem sobre certo evangelho, falso até a raiz, e se tornam vendidas por ele, olham as escrituras com qualquer óculos que lhes dão, seja o da psicologia, seja o da filosofia, seja o da administração, e dizem: “este é o evangelho”. As pessoas têm preguiça de ir e ler em suas bíblias e de fato a escalavrarem a fundo o seu conhecimento por que acham mais fácil ouvir pela boca de outro, ou pelo próprio subjetivismo, se é que conseguem admitir isso. Na verdade não conseguem ver que seja subjetivismo do pregador, ou delas próprias, pois se assim pensassem negariam seu conhecimento podre e começariam do zero: a Soberania total de Deus sobre todas as coisas e seres.

Vemos que a pregação de Nietzsche não era pra menos. O Deus Soberano, na nova geração, cedeu seu lugar nos corações ao novo deus, o super-homem. As pessoas não admitem que Deus as governa em todas as instâncias. Não admitem a supremacia da Palavra de Deus; não admitem seus pecados; não admitem serem exortadas; isso por que se acham o máximo. Uma modernização do antigo paganismo romano: o culto ao imperador, César, a divinização do ser humano. É exatamente o que dizia a Igreja de Laodicéia nos tempos em que João escreveu o apocalipse. Mas o Senhor Jesus lhes mandou uma mensagem: “... pois dizes: Estou rico e abastado e não preciso de coisa alguma, e nem sabes que tu és infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu” (Apocalipse 3.17). A soberba é um pecado que não se vê em si mesmo. Pois na sua loucura o soberbo se vê acima de outras pessoas, inclusive daqueles que lhes tentam abrir os olhos, mas como se veem mais altos do que outros, logo é desprezada a repreensão.

O conselho que Jesus deu a Igreja de Laodicéia visa aceitar o reconhecimento do pecado. Em suas palavras “aconselho-te que de mim compres ouro refinado” (Ap. 3.18) Jesus toma emprestado um texto de Isaías 55.1 e mostra que um miserável, pobre, cego e nú, pode comprar ouro do Senhor, um tesouro que na verdade não tem preço, a salvação pela sua imensa graça. Ele chama estes miseráveis a vir e receber a salvação, algo que não pode ser negociado. Mas uma necessidade há por parte do ser humano que quer ser salvo: deixar de lado a soberba em pensar que se é alguma coisa, quando na verdade não passa de um miserável pecador diante de um Deus absoluto, santo e soberano sobre todas as coisas. Lembrando que quando digo “todas as coisas”, a salvação de todos os eleitos do Senhor está incluída. Não tente negociar com Ele isso, não tente comprar tua salvação, por que tu és miserável.

Um comentário:

  1. pois é... somos todos miseráveis, pois todos pecamos e carecemos da glória de Deus (Rm 3:23) e Isaías 64:6 "Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças, como trapo da imundícia; todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniqüidades, como um vento, nos arrebatam."
    Graças a Deus por Cristo Jesus e Sua Palavra que nos dá a direção correta!!!!! (Daniela C. Martins Pinto)

    ResponderExcluir

A todos os leitores peço que deixem seus comentários. Todos os comentários estarão sendo analisados segundo um padrão moral e ético bíblicos e respondidos à medida que se fizer necessário.