terça-feira, 5 de julho de 2011

Qual a razão de existência da igreja?

Fiz esta pergunta pensando nas modas que hoje em dia estão perambulando pelas igrejas evangélicas. Igreja que faz festa caipira, country, discoteca, danças litúrgicas (na hora do culto), até desfile de roupa de banho já ouvi dizer, venda de tijolo, telha em miniatura para você conseguir a sua casa própria, sabonete e outras coisas. A igreja evangélica tem se tornado mais promíscua do que a igreja Católica do período pré-reforma. Pelo menos a Igreja Católica tinha o descaramento de pedir dinheiro em troca da libertação da alma do parente querido do purgatório. A igreja de hoje pede dinheiro como oferta e te oferece um objeto que vai atender, em suma, às suas necessidades. Vendo aqui nestes objetos as festas mencionadas acima incluídas.
Mas o que tem demais em fazer tais coisas na igreja? Tudo depende da motivação e da aparência que se toma. Um exemplo disso é fazer uma festa caipira justamente na época das festas juninas promovidas pela igreja Católica. Por que se fazer na mesma época? Bom alguns dizem que é melhor fazer na igreja para o crente não ir às barraquinhas da Católica. Podemos afirmar que isso é verdade e preferível, como diz o ditado: dos males o menor. Contudo, precisamos pisar no chão e ver que esta não pode ser a motivação uma vez que um incrédulo, mesmo católico, vendo esta atitude da igreja evangélica, há de achar que tudo é a mesma coisa, ou farinha do mesmo saco. Em outras palavras a igreja evangélica se torna aparentemente igual a igreja Católica. De mesma forma qual o sentido em se fazer um desfile na igreja, e o pior, de roupa de banho? Não quero nem mesmo discutir esta questão aqui, pois é absurda. E infeliz é aquele que afirma que isso não tem nada demais. Isso é uma total falta de conhecimento bíblico no que diz respeito de como se começa o ato de pecado na vida de qualquer ser humano... Jesus afirmou que é pelo que os olhos veem. Deixemos isso de lado, pois esta não é nossa intensão neste texto.
O que podemos ver com toda esta situação e parafernalhas de discussões que podem suscitar desses assuntos, é que a igreja perdeu o seu foco. Vai me dizer que tudo isso, todas estas modas que andam por aí, tem como foco a pessoa do Senhor Jesus Cristo? Acho que ninguém, absolutamente ninguém seria ingênuo, ou louco o bastante para afirmar um assunte dessa magnitude. A palavra de Deus, de Gênesis à Apocalipse, aponta para uma única coisa, a pessoa de Jesus Cristo como o único salvador e mediador possível da humanidade. Digo possível, por que mesmo embora esteja Ele ao alcance de todos, nem todos o quererão. E é de fato o que estas igrejas estão fazendo. O foco não tem sido a pregação do evangelho do Senhor Jesus Cristo, mas o foco tem sido agradar ao crente da igreja para que ele não procure outra que lhe agrade mais. Satisfazer ao desejo humano tem sido o foco da igreja evangélica atual. No início eu falei que a igreja evangélica se tornou pior do que a Católica, por que de fato ela fazia aquilo que ela pregava. Mas a igreja evangélica de hoje prega a Cristo como Salvador, mas procura satisfazer ao homem em suas práticas libertinas.
Lembremos do autor de Hebreus 12.1-2: “ Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus.”
Pergunto: Estamos olhando firmemente para Ele, ou para a carência humana de satisfazer o próprio ego?

Rev. Júlio Pinto
05 de Julho de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A todos os leitores peço que deixem seus comentários. Todos os comentários estarão sendo analisados segundo um padrão moral e ético bíblicos e respondidos à medida que se fizer necessário.