quarta-feira, 20 de junho de 2012


Pequenino rebanho.

       Há uma estatística dizendo que o número de evangélicos tem crescido vertiginosamente. Dizem que no Brasil em poucos anos somarão mais da metade da população. Esses dados me assustam, pois me faz pensar sobre que tipo de mensagem tem gerado esse crescimento. Afirmar que esses evangélicos são todos crentes de fato isso é infantil e tendencioso.
       Em outro lugar já mencionei, e isso não é ideia minha, são fatos que não podem ser contestados, perambulam por aí através da história, e não deixam de ser verdade, digo a respeito de um padrão da decadência da fé cristã. A igreja em seus primórdios era completamente bíblica, mas nunca deixou de ter em seu meio os que deturpavam a verdade, relativizavam os conceitos e mandamentos até chegarem à total decadência que era negar a revelação.
       Esse processo se inicia dentro da fé bíblica verdadeira, sólida; passa-se a uma relativização desta fé; decai-se para uma fé parcial na Escritura unida à tradição e/ou pragmatismo,  aprofunda-se mais ainda chegando à sua negação parcial, e por fim uma completa desistência, abandono da Escritura. Isso pode ser comprovado da seguinte maneira: fé reformada, pentecostalismo/catolicismo, neopentecostalismo, liberalismo teológico, ateísmo respectivamente.
       Quando determinei no primeiro estágio como a fé reformada, não quis colocar como sendo o primeiro estágio da igreja a Reforma Protestante, mas quis ressaltar um dos pontos da Reforma que também foi o mesmo modo que a igreja primitiva enxergava a Bíblia: SOLA SCRIPTURA (Somente a Escritura). É percebido historicamente esse declínio da crença na completude e inerrância da Escritura como revelação exclusiva de Deus para humanidade, tanto a partir da era apostólica, quanto a partir da Reforma Protestante.
       Neste ínterim a igreja reformada de fato ganha um status completamente diverso das demais denominações e religiões ditas cristãs existentes: DEUS É O SOBERANO SENHOR DA TERRA E DE TODA A CRIAÇÃO EM TODOS OS ASPECTOS POSSÍVEIS ATÉ MESMO OS INIMAGINÁVEIS. Todas as demais têm no escopo de sua teologia uma diminuição dessa soberania divina. Mas não é só nesse aspecto que nos diferenciamos. Isso é um marco que até mesmo é percebido pelo meio científico que trata da religião. Esta afirmação abaixo está em um material de um curso de especialização em ensino religioso certamente posto de modo depreciativo, mas para nós assumimos essa realidade com muita satisfação.
Os sistemas metafísicos exclusivistas e absolutistas (metanarrativas) são repudiados devido à sua pretensão de serem estruturas totalizadoras que revelam verdades universais e absolutas. O cristianismo, na maioria das suas expressões, é incluído neste grupo. A Fé reformada é particularmente ofensiva à mente pós-moderna, com sua Filosofia da História compreensiva e sua epistemologia revelacional. (SANTOS, José Carlos dos; VERAS, Elias Ferreira. PLURALISMO RELIGIOSO E DIÁLOGO MACROECUMÊNICO. ESAB 2008)

       Logo que li esta ideia, imediatamente me veio à mente a palavra do apóstolo Paulo: “E não vos conformeis com este século (mundo), mas transformai-vos pela renovação da vossa mente”. Nas palavras do cientista religioso, todas as religiões do mundo inclusive todo o cristianismo conhecido, pentecostal, neopentecostal, liberais, católicos, seitas cristãs, todos sem exceção de uma forma ou outra se conformam ao pensamento moderno, ao mundo de nossos dias, uns mais outros menos, exceto o cristianismo oriundo da Reforma protestante. 
        O que está sendo dito é que com esse cristianismo reformado (bíblico) não se pode perder tempo em querer que ele se adapte ao pensamento hodierno, nas palavras de Paulo: conformar ao século. O que determina se se está adaptando ou não ao pensamento dos nossos dias é justamente o nível de comprometimento com a Escritura. Neste caminho estamos sós, literalmente, pois somos: SOLA SCRIPTURA, SOLUS CRHISTUS, SOLA FIDE, SOLA GRATIA SOLI DEO GLORIA. 
Lucas 12:32  Não temais, ó pequenino rebanho; porque vosso Pai se agradou em dar-vos o seu reino.
Toda honra e toda glória seja dada ao Senhor!!!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A todos os leitores peço que deixem seus comentários. Todos os comentários estarão sendo analisados segundo um padrão moral e ético bíblicos e respondidos à medida que se fizer necessário.