domingo, 17 de junho de 2012

Rascunho da pregação de domingo 17 de junho de 2012

        De fato estou seguindo a pregação do evangelho de Mateus há quase cinco anos. Contudo vez por outra situações emergenciais me fazem voltar em textos já pregados, ou pregar em outras passagens. Hoje é um desses dias. Como introdução desse sermão, usei o texto de nome METANÓIA, publicado aqui no blog. 

TRAVE NO OLHO

MATEUS 7.1-6

1 Não julgueis, para que não sejais julgados. 2  Pois, com o critério com que julgardes, sereis julgados; e, com a medida com que tiverdes medido, vos medirão também. 3  Por que vês tu o argueiro no olho de teu irmão, porém não reparas na trave que está no teu próprio? 4  Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, quando tens a trave no teu? 5  Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho e, então, verás claramente para tirar o argueiro do olho de teu irmão. 6  Não deis aos cães o que é santo, nem lanceis ante os porcos as vossas pérolas, para que não as pisem com os pés e, voltando-se, vos dilacerem.


           Em  MATEUS 22.37-39 VEREMOS QUE O SENHOR JESUS RESPONDE AO FARISEU QUE ESTÁ LHE TESTANDO ACERCA DE QUAL SERIA O GRANDE MANDAMENTO, ELE LHE RESPONDE: “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas.” 

        DA MESMA FORMA JESUS ENSINA EM SUA ORAÇÃO NO CONTEXTO ANTERIOR AO TEXTO QUE LEMOS HOJE DE QUE EXISTE DOIS GRUPOS DE RELACIONAMENTO DE CADA UM. A SEGUIR NO CAPÍTULO 6 JESUS FALA DO NOSSO RELACIONAMENTO INDIVIDUAL COM DEUS. E A PARTIR DO CAPÍTULO 7.1-12  TEMOS UM ESBOÇO DE COMO DEVE SER NOSSO RELACIONAMENTO COM O PRÓXIMO. OS DOIS DEVERES TÊM RELAÇÃO ENTRE SI, PORQUANTO O HOMEM, CADA SER HUMANO, TRÁS EM SI A IMAGEM DE DEUS, ELE FOI FEITO A IMAGEM E SEMELHANÇA DE DEUS. ESSA IMAGEM E SEMELHANÇA NÃO DIZ RESPEITO A CONVERSÃO DE CADA UM, MAS QUE CADA SER HUMANO EM SI REFLETE A DEUS, DA MESMA FORMA QUE O ESPELHO REFLETE NOSSA IMAGEM. É BEM VERDADE QUE UNS MOSTRAM ESSE REFLEXO DA IMAGEM DE DEUS DE FORMA MAIS CLARA E NÍTIDA DO QUE OUTROS, POR TEREM ACEITADO A CRISTO, ELES A CADA DIA NO PROCESSO DE SANTIFICAÇÃO SE APROXIMAM CADA VEZ MAIS DA IMAGEM DE DEUS POR MEIO DE JESUS CRISTO. MAS AQUI O RELACIONAMENTO ENTRE SERES HUMANOS ENSINADO POR JESUS NÃO FAZ QUALQUER DISTINÇÃO DE QUAL SER HUMANO DEVEMOS TRATAR DE UMA MANEIRA OU DE OUTRA, MAS TRÁS SIMPLESMENTE A ESSENCIA DESSE TRATAMENTO DE UMA FORMA GENÉRICA.
NESTE TEXTO QUE VEMOS AGORA JESUS TRÁS A ESSÊNCIA DO RELACIONAMENTO ENTRE HOMEM E HOMEM. ENTRE IMAGEM DE DEUS E IMAGEM DE DEUS INDEPENDENTE SE É UMA IMAGEM DISTORCIDA, OU MAIS EM FOCO.

E ESTE RELACIONAMENTO DO HOMEM COM O HOMEM TRÁS NESSE TEXTO COMO PRIMEIRO FOCO DE JESUS A QUESTÃO DO JULGAMENTO.

  1. JULGAR OU NÃO JULGAR, EIS A QUESTÃO.
     EM QUASE TODAS AS VERSÕES EM PORTUGUES VEMOS O IMPERATIVO “NÃO JULGUEIS”. ESSA FORMA DE EXPRESSÃO DEMONSTRA QUE EM NENHUM MOMENTO, E DE FORMA ALGUMA PODERÍAMOS JULGAR QUEM QUER QUE SEJA. QUEM NINGUÉM PODERIA SER ALVO DE CRÍTICA POR SUAS AÇÕES. QUE NINGUÉM SERIA TÃO PURO AO PONTO DE PODER JULGAR O PRÓXIMO DE FORMA COERENTE E JUSTA. ESTA FORMA EM QUE ESSE TEXTO FOI TRADUZIDO ASSUSTA AO LEITOR DE FORMA QUE ESSE ENTENDE QUE QUALQUER UM ESTÁ PROIBIDO DE JULGAR, OU ATÉ MESMO EMTIR QUALQUER POSIÇÃO DESFAVORÁVEL A QUEM QUER QUE SEJA.MAS O QUE DE FATO JESUS QUER ENSINAR NESSE TEXTO?
      SE DE FATO ESSA FOSSE A INTENÇÃO DE JESUS, O DE PROIBIR TODA E QUALQUER FORMA DE JULGAMENTO, ELE ESTARIA SENDO INCOERENTE COM O QUE ELE MESMO ENSINA NO VERSÍCULO IMEDIATAMENTE  A SEGUIR O DE NÚMERO 6, ONDE JESUS ENSINA QUE NÃO DEVEMOS DAR PÉROLA AOS PORCOS. ELE SE REFERE À PESSOAS QUE NÃO SE VALE A PENA DIRIGIR PALAVRAS DE SABEDORIA, E PARA SE CHEGAR A ESSA CONCLUSÃO DE QUE UMA PESSOA PODERIA SER COMPARÁVEL A UM PORCO, EU TERIA DE TER FEITO UM JULGAMENTO DESFAVORÁVEL DELA.
      JESUS ESTÁ ENSINANDO COMO SE DEVE JULGAR, QUAL A FORMA COERENTE DE JULGAMENTO ONDE NÃO FICAMOS A DEVER AO PRÓXIMO UMA JUSTA AVALIAÇÃO DE SUA PESSOA. ELE DIZ: JOÃO 7.24Não julgueis segundo a aparência, e sim pela reta justiça.
E O PRÓPRIO APÓSTOLO JOÃO FALA DE FAZERMOS JULGAMENTO ATÉ ÀS PESSOAS QUE ESTÃO ENSINANDO NAS IGREJAS, OU NA SUA PRÓPRIA IGREJA. ELE ASSIM O DIZ EM I JOÃO 4.1: Amados, não deis crédito a qualquer espírito; antes, provai os espíritos se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo fora.
         O PRÓPRIO JESUS ESTANDO ELE AQUI NA TERRA PARA SERVIR, NÃO SOMENTE PARA SERVIR AOS ELEITOS DE DEUS COM O SEU SANGUE DERRAMADO NA CRUZ, MAS TAMBÉM PARA SERVIR DE EXEMPLO PARA ELES, EM VÁRIAS OCASIÕES FEZ JULGAMENTO DAS PESSOAS, E NA MAIORIA DELAS FORAM OS ESCRIBAS E FARISEUS O ALVO DOS JULGAMENTOS DE JESUS CRISTO. E NENHUMA DAS VEZES ELE NEGOU, OU ATÉ MESMO EXITOU EM EXPRESSAR O JULGAMENTO QUE ELE HAVIA FEITO DAS PESSOAS, TIVESSE SIDO ESSE JULGAMENTO BOM OU RUIM. EM MATEUS 15.7-9 JESUS JULGA O COMPORTAMENTO E O CORAÇÃO DOS FARISEUS DIZENDO:  “Hipócritas! Bem profetizou Isaías a vosso respeito, dizendo: Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim.E em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens”.
        NÃO TEMOS A CAPACIDADE DE REALIZAR UM JULGAMENTO DA MAGNITUDE QUE CRISTO FAZIA, CONHECENDO O QUE ESTÁ NO CORAÇÃO DOS HOMENS, NÃO TEMOS ESSA CAPACIDADE. MAS JESUS ENSINA QUE O NOSSO JUÍZO DEVE SER MAIS RESERVADO E JAMAIS DEVE SER DEFINITIVO. O COMENTARISTA WILLIAM HENDRIKESEN DIZ QUE “NÃO HÁ NADA NO ENSINO, QUER DO PRÓPRIO CRISTO, QUER DOS APÓSTOLOS DEPOSI DELE, QUE NOS ALIVIE DA OBRIGAÇÃO DE FORMAR OPIN IÃO SOBRE AS PESSOAS E DE AGIR COM BASE EM TAIS OPINIÕES”. E A EXPRESSÃO DE NOSSAS OPINIÕES NÃO DEVE SER RESERVADA DEVEMOS DIZÊ-LA COM SABEDORIA. NÃO PODEMOS AGIR COMO MUITAS PESSOAS QUE USAM ESSE TEXTO COMO PRETEXTO PARA NÃO EXERCER DISCIPLINA ECLESIÁSTICA.
ENTÃO O QUE JESUS QUIS ENSINAR?

2. DAÍ VEM O NOSSO SEGUNDO AGIR NO JULGAMENTO DAS PESSOAS: ANTES DE JULGAR ALGUÉM DEVO AVALIAR MINHA VIDA.
V. 3-5 “ Por que vês tu o argueiro no olho de teu irmão, porém não reparas na trave que está no teu próprio? 4  Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, quando tens a trave no teu? 5  Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho e, então, verás claramente para tirar o argueiro do olho de teu irmão.”

· FALAR DE COMO EXISTEM CRÍTICOS QUE FALTA DE CAPACIDADE DE VER A PRÓPRIA VIDA – ARGUEIRO: FARPA X TRAVE – VIGA (COMUNHEIRA)
·    USAR A FIGURA DO OFTALMOLOGISTA TENTANDO TIRAR A FARPA DO OLHO DO OUTRO, MAS ELE MESMO É CEGO.
·     ESSE OFTALMOLOGISTA É FAMOSO? QUEM É ELE? JESUS O CHAMA DE HIPÓCRITA, UMA PALAVRA QUE JESUS USAVA COMUMENTE PARA SE REFERIR AOS FARISEUS QUE ERAM MESTRES EM DESCOBRIR A FALHA NA VIDA DOS OUTROS, ENQUANTO A DELES ESTAVA TOTALMENTE EQUIVOCADAS DE ACORDO COM AS LEIS DE DEUS.
·       O HIPÓCRITA É AQUELE QUE CONFIA DEMASIADAMENTE EM SI MESMO, JULGANDO-SE EXTREMAMENTE JUSTO ERA CAPAZ DE ENXERGAR APENAS O ERRO DO OUTRO. A PSICOLOGIA TRÁS UM TERMO PARA DEFINIR ESSA SITUAÇÃO QUE SE CHAMA PROJEÇÃO; PROJEÇÃO É PEGAR SEUS DEFEITOS E DIZER QUE SÃO DOS OUTROS, OU MELHOR, ENXERGAR OS PRÓPRIOS ERROS NA VIDA DO OUTRO.
·   MAS HOJE A QUEM SE APLICA ESSA DEFINIÇÃO? TODAS AS PESSOAS QUE AINDA NÃO FORAM ALCANÇADAS PELA GRAÇA DO SENHOR JESUS NÃO TÊM A CAPACIDADE DE DISCERNIR AS PRÓPRIAS FALTAS, OS PRÓPRIOS PECADOS. SÃO PESSOAS QUE NÃO CONSEGUEM ENXERGAR SEUS ERROS E SÃO EXCELENTES PARA SE AUTOJUSTIFICAREM PERANTE OS OUTROS.
·   UMA PESSOA PODE SER EXTREMAMENTE JUSTA AOS SEUS PRÓPRIOS OLHOS, MAS SE NÃO FOREM EXTREMAMENTE HUMILDES PARA SE RECONHECEREM PECADORAS, NÃO SÓ DIANTE DE DEUS, MAS DIANTE DOS HOMENS SÃO DESTES, ENTÃO QUE JESUS ESTÁ SE REFERINDO, ESTAS PESSOAS SÃO O OFTALMOLOGISTA, ESPECIALISTA EM DOENÇA DA VISÃO, DOS OUTROS, NÃO DE SI MESMOS. SÃO AQUELES QUE QUEREM OPERAR O OLHO DO OUTRO MAS SÃO CEGOS. SÃO OS HIPÓCRITAS MODERNOS, OU MELHOR, OS FARISEUS MODERNOS.
·        QUANDO A GRAÇA DE CRISTO NOS ATINGE, NÓS QUE ÉRAMOS ESTES CEGOS, QUE NÃO CONSEGUIAM DISCERNIR AS PRÓPRIAS FALTAS SOMOS CAPACITADOS DIA A DIA A ESTAR RETIRANDO DE NÓS A TRAVE A COMUNHEIRA DO OLHO, E TAMBÉM PERMITINDO QUE NÓS POSSAMOS RETIRAR O CISCO, A FARPA DO OLHO DO PRÓXIMO.
·        E ASSIM ELE ENSINA, TIRA PRIMEIRO A TRAVE DO TEU OLHO, E DEPOIS TIRE A FARPA DO OLHO DO PRÓXIMO. QUANDO JESUS ENCERRA ESSA PARTE COM ESSAS PALAVRAS FICA EVIDENTE QUE ELE NÃO QUER DESISTIMULAR A CORREÇÃO MÚTUA, O JULGAMENTO ENTRE AS PESSOAS A FIM DE SE CORRIGIREM.
·        O EQUILÍBRIO NOVAMENTE É ENSINADO AQUI, NÃO DEVEMOS SER HIPERCRÍTICOS, NEM DEIXAR DE EFETUAR A DISCIPLINA QUANDO NECESSÁRIO.

MAS JESUS NÃO PARA POR AÍ NO JULGAMENTO AO PRÓXIMO ELE ACRESCENTA: 6  Não deis aos cães o que é santo, nem lanceis ante os porcos as vossas pérolas, para que não as pisem com os pés e, voltando-se, vos dilacerem.

DEVEMOS TER SABEDORIA PARA QUEM CONTINUAR INSISTINDO NA PREGAÇÃO DA PALAVRA. ESSA JÁ É UMA FORMA DE JUÍZO QUE JESUS ESTÁ ENSINANDO QUE DEVEMOS FAZER, DISTINGUIR ENTRE A QUEM  SE DEVE CONTINUAR  EXORTANDO E O QUEM NÃO DEVE SER MAIS EXORTADO.
·        MAS ESSA É UMA DISCRIMINAÇÃO QUE DEVE SER FEITA PELOS CRENTES COM MUITA PRUDÊNCIA.
·        PARA SE ENTENDER O QUE JESUS ESTÁ QUERENDO DIZER COM ESSE ENSINO, DEVEMOS SABER O QUE ELE QUER DIZER PRIMEIRAMENTE COM CÃES E PORCOS:
A.     ENTRE OS JUDEUS, OS CÃES DAS RUAS, ERAM CONSIDERADOS ALGO DE POUQUÍSSIMA VALIA. AQUI NÃO ESTÁ SE FAZENDO UMA REFERÊNCIA A CÃES DE ESTIMAÇÃO, MAS AOS CÃES QUE PERAMBULAM NAS RUAS, DOENTES E DISSEMINANDO DOENÇAS, REVIRANDO OS LIXOS À PROCURA DE ALIMENTO, ERAM CONSIDERADOS IMUNDOS E NOJENTOS. COMO UMA REFERÊNCIA QUE VEMOS NO LIVRO DE PROVÉRBIOS AOS CÃES DE QUE AQUI SE TRATA: 26.11 Como o cão que torna ao seu vômito, assim é o insensato que reitera a sua estultícia.

ESSES CÃES AMEAÇAM, SÃO FEROZES, ROSNAM, SÃO GANANCIOSOS, ATREVIDOS, RESUMINDO: SÃO DESPRESÍVEIS.
·        SER DEVORADO POR UM CÃO ERA CONSIDERADO UMA MALDIÇÃO DE DEUS CONFORME VEMOS EM I REIS 14.11  Quem morrer a Jeroboão na cidade, os cães o comerão, E DE ACORDO COM 1 REIS 21.19  Falar-lhe-ás, dizendo: Assim diz o SENHOR: Mataste e, ainda por cima, tomaste a herança? Dir-lhe-ás mais: Assim diz o SENHOR: No lugar em que os cães lamberam o sangue de Nabote, cães lamberão o teu sangue, o teu mesmo.
·        DIZENDO RESPEITO AOS PORCOS, EM PASSAGENS COMO MATEUS 8.30-32 ERAM O REFÚGIO ESCOLHIDO DOS DEMÔNIOS, DA MESMA FORMA SÃO CONSIDERADOS DESPRESÍVEIS E IMUNDOS.
·        NO ANTIGO TESTAMENTO OS PORCOS ERAM CONSIDERADOS ANIMAIS IMUNDOS, QUE NÃO PODERIAM SER COMIDOS. ERA UMA ABOMINAÇÃO COMER CARNE DE PORCO. E NA HISTÓRIA DO FILHO PRÓDIGO, SUA DECADÊNCIA FOI TANTA QUE ELE DESEJOU COMER DA COMIDA DOS PORCOS.
·        A MENÇÃO FEITA EM CONJUNTO DE CÃES E PORCOS NESSE TEXTO É DA MESMA FORMA QUE SE FAZ EM 2 PEDRO 2.22: 2 Pedro 2:22  Com eles aconteceu o que diz certo adágio verdadeiro: O cão voltou ao seu próprio vômito; e: A porca lavada voltou a revolver-se no lamaçal.
·        PARA JESUS O QUE ELE DIZ QUE É SANTO, É EVIDENTE QUE DIZ RESPEITO À AQUILO QUE É SEPARADO DO USO COMUM. É O QUE ESTÁ EM ESTREITA RELAÇÃO COM ELE E CONSAGRADO PARA ELE.
·        PÉROLAS DIZ RESPEITO Á MESMA COISA. JESUS ESTÁ USANDO COMO ALGO QUE É SANTO AOS SEUS OLHOS TAMBÉM.
·        UMA PÉROLA ERA ALGO QUE NÃO PODERIA SER ADQUIRIDO POR QUALQUER PESSOA. OS PREÇOS ERAM ELEVADÍSSIMOS. O SEU VALOR ERA ALGO QUE UM CIDADÃO COMUM NÃO CONSEGUIRIA ADQUIRIR NAQUELES TEMPOS. HOJE JÁ É ALGO MAIS COMUM, POR CAUSA DA FACILIDADE QUE A TECNOLOGIA PROPORCIONA QUE SE PEGUE ESSES ELEMENTOS VALOROSOS NA NATUREZA.
·        ASSIM. O QUE JESUS ESTÁ ENSINANDO QUE TUDO O QUE É RELACIONADO A DEUS É MUITO PRECIOSO, NÃO DEVE SER LEVADO AOS OUTROS DE QUALQUER MANEIRA, SEM QUALQUER DISCRIMINAÇÃO;
· TODOS AQUELES QUE POSSUEM A NATUREZA IMPIA PECAMINOSA QUE NAÕ DEIXAM O PECADO, MESMO APESAR DOS ENSINAMENTOS REALIZADOS, JESUS ESTÁ DIZENDO QUE ESTAS PESSOAS DEVEM SER COMPARADAS AOS CÃES E AOS PORCOS.
·      NÃO SE DEVE CONTINUAR A LEVAR A MENSAGEM DO EVANGELHO A QUEM A DESPREZA E ESCARNECE DELA. NÃO DEVEMOS PERDER NOSSO TEMPO COM QUEM NÃO QUER NADA COM DEUS NEM COM A SUA SANTA PALAVRA.
·        E SER ESCARNECEDOR, DA PALAVRA OU DESPREZAR A PALAVRA, NEM SEMPRE AS PESSOAS FAZEM ISSO DE MODO A SER EXPRESSIVO, EXPLÍCITO, MAS DE MODO IMPLICITO. POR VEZES PODE SER ESSE TIPO DE PESSOA AQUELA QUE NÃO LHE NEGA A OPORTUNIDADE DE FALAR DO EVANGELHO, NEM AQUELA QUE LHE ESCONDE O ROSTO QUANDO VOCÊ FALA DO EVANGELHO, MAS PODE SER CLARAMENTE AQUELA PESSOA QUE VIVE OUVINDO O EVANGELHO, MAS SUAS ATITUDES NAÕ MUDAM, SUA FORMA DE VIVER É SEMPRE A MESMA NÃO DA OUVIDOS À PALAVRA QUE EXIGE TRANSFORMÇÃO DO INDIVÍDUO, CONTINUAM A REVOLVER-SE NO LAMAÇAL DE SEUS PECADOS DE SUAS MESQUINHARIAS.
·        MESMO ASSIM, AINDA HÁ DENTRO DAS IGREJAS AQUELES A QUEM A PALAVRA NUNCA LHES FEZ NENHUM EFEITO DE TRANSFORMAÇÃO PELO ESPÍRITO, TANTO É QUE PAULO FALA QUE DEVEMOS NOS AFASTAR DELES, COMO ELE O FAZ EM FILIPENSES 3.2 2  Acautelai-vos dos cães! Acautelai-vos dos maus obreiros! Acautelai-vos da falsa circuncisão!
·        JESUS TAMBÉM ENSINA ESSA AÇÃO QUE SE DEVE TER COM QUEM DESPREZA SUA PALAVRA. EM MATEUS 10.14 JESUS FALA COM OS DISCIPULOS QUE NÃO PERMANESSAM MUITO TEMPO ONDE O SEU ENSINO FOSSE REJEITADO.
·        EM LUCAS 13.6-9) NA PARÁBOLA DA FIGUEIRA ESTÉRIL, JESUS MOSTRA QUE A PACIÊNCIA DE DEUS, MESMO QUE SEJA PROLONGADA, NÃO DURA PARA SEMPRE
·        AINDA JESUS MOSTRA O RESULTADO SE INSISTIRMOS EM CONTINUAR PREGANDO A PALAVRA PARA TAIS PESSOAS PORQUE: para que não as pisem com os pés e, voltando-se, vos dilacerem.
·        A AFRONTA VIRÁ SOBRE NÓS MESMOS. NÓS SERMOS RECHAÇADOS POR INSISTIR NA PREGAÇÃO DA PALAVRA PARA TAIS TIPOS DE PESSOAS.

UMA COISA PERGUNTO À IGREJA PRESBITERIANA DE BAIÃO.

PORQUE VOCÊS VÊM À IGREJA? JÁ PARARAM PARA SE PERGUNTAR SOBRE SUA MOTIVAÇÃO EM ESTAR VINDO À IGREJA?
·        JÁ REPARARAM QUE MUITOS DENTRE VOCÊS VÊM A IGREJA COM TODO E QUALQUER TIPO DE INTENÇÃO, MENOS PARA LOUVAR E GLORIFICAR A DEUS?
·        LOUVAR E GLORIFICAR A DEUS TEM A VER COM A VIDA QUE VOCÊ LEVA, NÃO TEM NADA A VER COM AQUILO QUE VOCÊ CANTA AQUI.
·        SE VOCÊ VEM À IGREJA COM A INTENSÃO DE LOUVAR A DEUS DEVE VOCÊ LOUVAR A DEUS COM OS SEUS ATOS PRIMEIRAMENTE PARA DEPOIS ENTÃO VIR AQUI E LOUVAR.
·      MAS INFELIZMENTE NÃO É O QUE ACONTECE.      DO CONTRÁRIO MUITOS VÊM ATÉ A IGREJA PARA SIMPLESMENTE TENTAR ENCOBRIR OS SEUS PRÓPRIOS PECADOS, PARECE QUE COLOCAM UMA CAPA DE SANTIDADE; ATACAM DE SUPERCRENTES, PARA APONTAR O PECADO NA VIDA DO OUTRO IRMÃO.
·        MUITOS VÊM À IGREJA PARA TER UM LUGAR NA SOCIEDADE QUE O CERCA.
·        MUITOS VÊM À IGREJA PARA FICAR VENDO E FALAR DA VIDA DO OUTRO..
·   MUITOS VÊM À IGREJA PARA REPARAR NA HIPOCRISIA DO OUTRO
·        MUITOS VÊM À IGREJA PARA OLHAR A ROUPA DO OUTRO;
·    MUITOS VÊM À IGREJA PARA FALAR MAL DA PREGAÇÃO DO PASTOR DURANTE A SEMANA;
·  MUITOS VÊM À IGREJA PARA SABER DAS NOVIDADES QUE ANDAM CONTANDO POR AÍ.
·        VOCÊS SÃO ADULTEROS E QUEREM ACUSAR O ADULTÉRIO DO OUTRO.
·        VOCÊS SÃO FOFOQUEIROS E QUEREM APONTAR A FOFOCA NA VIDA DO OUTRO;
·    VOCÊS SÃO PRESUNÇOSOS E QUEREM ACUSAR AOS OUTROS DE SOBERBA;
· VOCÊS QUEREM CHAMAR AO OUTRO DE LADRÃO DE DESONESTO MAS ROUBAM O DÍZIMO QUE É DO SENHOR;
·   VOCÊS QUEREM ACUSAR O OUTRO DE NÃO DAR EDUCAÇÃO AOS FILHOS, MAS NÃO VÊM QUE OS SEUS FILHOS ESTÃO SE TORNANDO PÉSSIMAS PESSOAS POR CAUSA DO SEU PRÓPRIO EXEMPLO DENTRO DE CASA E DA FALTA DA CORREÇÃO NECESSÁRIA.
·    VOCÊS ESTÃO SEMPRE SE ACUSANDO UNS AOS OUTROS DE PECADO, MAS NÃO ENXERGAM O PRÓPRIO UMBIGO QUE ESTÁ COMPLETAMENTE CONTAMINADO COM AS SUAS INIQUIDADES COM AS SUAS PODRIDÕES,
·        VOCÊS SÃO AQUELES QUE SE VESTEM BONITINHOS PARA VIR À IGREJA NO DOMINGO MAS LEVAM UMA VIDA DE PECADO PARA SATISFAZER AOS SEUS DESEJOS, SÃO SEPULCROS CAIADOS QUE CHEGAM AQUI AOS DOMINGOS VOMITANDO PALAVRAS IMUNDAS E MANCHADAS PELO PECADO E DIZEM QUE ESTÃO LOUVANDO A DEUS?
·      POIS FIQUE SABENDO QUE O QUE VOCÊ CHAMA DE LOUVOR É ABOMINAÇÃO A DEUS E AQUI NESTA IGREJA SE PREZA UMA VIDA SANTA DE CONFORMIDADE COM A PALAVRA DE DEUS.
·        SE VOCÊ VEM AQUI APENAS PARA APONTAR O PECADO DO OUTRO, POR FAVOR, NÃO FAZEMOS QUESTÃO DE SUA PRESENÇA AQUI.
·        EU NÃO TENHO NENHUM PROBLEMA EM DISCIPLINAR MAIS DA METADADE DA IGREJA SE FOR PRECISO. MAS NÃO VOU ADMITIR MAIS EM HIPÓTESE ALGUMA ALGUÉM CHEGAR PARA MIM E FALAR DO PECADO DO OUTRO SENDO QUE VOCÊ MESMO TEM OS SEUS PECADOS PARA FICAR LIVRE DELES.  
·        TAMBÉM NÃO TENHO PROBLEMA SE MAIS DA METADE DA IGREJA QUISER SAIR E IR CONGREGAR EM OUTRA IGREJA QUE NÃO SE IMPORTA COM A SUA VIDA DURANTE A SEMANA, FORA DOS HORÁRIOS DE CULTO. SE É ISSO QUE VOCÊ PROCURA, A PORTA DA RUA É SERVENTIA DA CASA.
·        AGORA SE VOCÊ QUER VIVER UMA VIDA SANTA DIANTE DE DEUS, UMA VIDA QUE HONRA E GLORIFICA AO NOME DO SENHOR. É AQUI QUE VOCÊ VAI OUVIR SOBRE OS SEUS PECADOS, SOBRE O QUE VOCÊ PRECISA MUDAR EM SUA VIDA PARA QUE VOCÊ OUÇA DO SENHOR NO DIA DO JUÍZO: SERVO BOM E FIEL, FOSTE FIEL NO POUCO, SOBRE O MUITO TE COLOCAREI, ENTRA NO GOZO DO TEU SENHOR.  
·        JESUS TE CHAMOU SIM DO JEITO QUE VOCÊ ERA, UM PECADOR, MAS ISSO NÃO QUER DIZER QUE VOCÊ TEM DE VIR AO CULTO COM UMA CARA DE SANTO DO PAU OCO PARA APARECER PARA OS OUTROS E CONTINUAR A SUA VIDA DE PECADO QUANDO VOCÊ NAÕ ESTÁ REUNIDO COM A IGREJA. DEUS ABOMINA ESSE TIPO DE SITUAÇÃO E VOCÊ SÓ ESTÁ TRAZENDO A CONDENAÇAÕ DE DEUS SOBRE SUA VIDA. É O QUE JESUS AFIRMA EM Mateus 15:8  Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim.
·        SE VOCÊ DE FATO QUER MUDAR DE VIDA E DEIXAR OS SEUS PECADOS E VIVER PARA DEUS É AQUI O SEU LUGAR, É AQUI QUE VOCÊ VAI OUVIR A PALAVRA FRANCA PROVINDA DE DEUS.
·        AGORA QUE ESTAMOS AO FIM DESTE SERMÃO, EU QUERO TE PERGUNTAR: DURANTE O SERMÃO À MEDIDA QUE VOCÊ FOI OUVINDO O QUE VEIO NA SUA MENTE?
·        OLHA ISSO ELE DISSE PARA O FULANO, AQUILO OUTRO ELE DISSE PARA BELTRANO... SE VOCÊ EM ALGUM MOMENTO DA PREGAÇÃO PENSOU ASSIM, EU TENHO UMA SURPRESA PARA VOCÊ.
·        VOCÊ SE ENCAIXA PERFEITAMENTE NA DESCRIÇÃO QUE JESUS FAZ DOS SEPULCROS CAIADOS, DAQUELES QUE APONTAM O ERRO DOS OUTROS SEM AVALIAR A PRÓPRIA VIDA.
·        EM OUTRAS PALAVRAS O PASTOR NÃO ESTÁ MANDANDO RECADO PARA VOCÊ, A PREGAÇÃO INTEIRA FOI PARA VOCÊ, PECADOR, A FIM DE QUE O NOME DE DEUS NA PESSOA DO PAI SEJA GLORIFICADO, PARA QUE O NOME DE DEUS NA PESSOA DO SENHOR JESUS CRISTO SEJA GLORIFICADO, PARA QUE DEUS NA PESSOA DO ESPÍRITO SANTO SEJA GLORIFICADO.
·        E QUE CAIA POR TERRA TODO O MEU,  O SEU, O NOSSO ORGULHO EM NOS ACHARMOS EXCELENTES CRISTÃOS MUITO CONHECEDORES DA PALAVRA, MAS COM O DEUS DA PALAVRA LONGE DO CORAÇÃO.
·        ADMITA SEUS PRÓPRIOS PECADOS. TOME A INICIATIVA DE CONFESSAR OS SEUS PECADOS À AUTORIDADE DA IGREJA, PECADOS QUE VOCÊS SABEM SER PASSIVOS DE DISCIPLINA E PEGUE A SUA DISCIPLINA. ACEITE DE BOM GRADO A CORREÇÃO DO SENHOR PARA A SUA VIDA ANTES QUE A MÃO DO SENHOR PESE SOBRE TI, SE É QUE JÁ NÃO ESTEJA PESANDO.
·        E FAÇA COMO JESUS ENSINOU, ANTES DE JOGAR A PEDRA, VEJA SE VOCÊ NÃO TEM PECADO.


         Fico imaginando se de fato ouve arrependimento genuíno na vida de algumas pessoas aqui, em outras palavras se houve conversão, se de fato a metanóia aconteceu. Pois pecam e pecam e ainda se acham no direito de levantar a voz para acusar o seu irmão, a sua irmã e ainda por cima de sentenciá-los pronunciando vocês mesmos o castigo a ser dado. Tirem primeiro a trave do próprio olho. Pois o pecado que você acusa na vida do outro não diminui e muito menos trás o perdão para o seu pecado. Sua vida deve ter como regra de fé e prática a palavra de Deus. Você não pode ficar olhando a vida dos outros e conduzindo a sua vida de acordo com a dele, seja quem ele for. Conduza a sua vida de acordo com a palavra de Deus, é isso que ele espera de você. 
        Quando no inicio chegamos aqui eu dei um estudo falando sobre a maneira de satanás agir. Eu avisei que quando entramos na esfera de ação de satanás, ele nos ataca de volta. Estamos pregando a palavra de Deus fielmente, levantamos a voz contra o falso evangelho, contra a idolatria, e o primeiro lugar que ele revidou foi nas famílias da igreja. Satanás está tripudiando nas suas famílias e jogando umas contra as outras e vocês estão achando que isso é brincadeira? Eu também avisei que vigiassem em oração em perseverança. Mas muitos já estão querendo ficar pelo caminho, como as sementes caídas entre os espinhos que quando cresceram as dificuldades sufocaram o viver verdadeiro na palavra, sufocaram a convivência harmoniosa entre os irmãos. E ainda mesmo avisando e relembrando a igreja de baião ainda está caindo em pecado. Pecado atrás de pecado. Estão usando o pecado do outro para justificar o seu. O corpo de Cristo na igreja presbiteriana está dividido contra si mesmo. Estamos em luta uns contra os outros e o que vocês estão fazendo para que isso se acabe? Ao invés de ajudar vocês estão contribuindo para que a coisa piore ainda mais! Pois uns estão dizendo que não vão mais vir a igreja, outros de fato não querem que outros venham.             
          Vocês se acham crentes agindo dessa forma? Como diria Paulo: vocês são carnais !!! Vocês ainda não entenderam que por causa da morte de Cristo na cruz e o perdão que receberam vocês têm no mínimo a obrigação de se perdoarem uns aos outros e viverem em harmonia para a derrota de satanás e para glória de Deus e de Cristo. E não é isso que vocês estão fazendo! Acorde igreja presbiteriana. Ao saírem daqui esta noite, corram até aqueles que vocês têm algo contra, ou que sabe que ele tem algo contra você e peçam perdão uns aos outros e clamem em oração pela misericórdia de Cristo sobre nossas vidas para que o diabo não saia vitorioso nesta história.
  1. Julgar ou não julgar, eis a questão. A conclusão que chegamos é que podemos julgar segundo as obras de cada um. Esta pregação demonstra um exemplo do julgamento que fiz contra vocês, por causa das obras que vocês têm praticado.
2.    Daí vem o nosso segundo agir no julgamento das pessoas:  antes de julgar alguém você deve avaliar sua vida. Como anda as suas obras? Clamo dia e noite para que eu mesmo não venha a cair em pecado. Mesmo assim me repousa o direito outorgado por Cristo como pastor responsável pelo rebanho dele neste lugar para corrigir a todo aquele faltoso. Mas isso é uma prerrogativa do pastor, não da igreja. 
3.    Devemos ter sabedoria para quem continuar insistindo na pregação da palavra. Agora. Com esse último ponto, eu encerro o meu alerta a igreja. Pois se o evangelho que venho pregando nessa igreja não servir para conduzí-los à Cristo e à sua vontade, vai servir para condená-los ao inferno. Por que ouviram, mas não quiseram atender.

Que Deus tenha misericórdia de nossas vidas. 


Um comentário:

  1. muito bom meu amado, este sermão eu creio que QUE O SENHOR JESUS TE USOU PARA FALAR, ENTÃO CONTINUE FIRME, ISTO É O QUE A IGREJA DE JESUS PRECISA OUVIR NESTE TEMPO.
    QUE DEUS TE ABENÇOE!

    EM CRISTO PASTOR ATAMILTON ARCANJO

    ResponderExcluir

A todos os leitores peço que deixem seus comentários. Todos os comentários estarão sendo analisados segundo um padrão moral e ético bíblicos e respondidos à medida que se fizer necessário.