segunda-feira, 4 de junho de 2012

Rascunho da pregação de domingo na IPB Baião


Jeremias 10
Jeremias foi o profeta pré-exílio babilônico, ou seja. Ele foi o profeta que trouxe a palavra do Senhor antes que o povo de Israel fosse levado cativo pelo império Babilônico. Ele foi chamado ainda jovem  (como afirma em Jeremias 1:6  Então, lhe disse eu: ah! SENHOR Deus! Eis que não sei falar, porque não passo de uma criança.). Seu chamado aconteceu durante o reinado de Josias, ( Jeremias 1.2  a ele veio a palavra do SENHOR, nos dias de Josias, filho de Amom e rei de Judá, no décimo terceiro ano do seu reinado;) Josias que foi aquele jovem rei que tentou restaurar o culto a Deus como vemos em 2 Reis cap. 22 e 23. Josias iniciou sua reforma da nação para adoração ao Senhor por volta do ano 628 a.C. Sua motivação para instalar a reforma foi a redescoberta do livro da Lei de Deus, ou seja, a Bíblia que estava escrita até aquele momento histórico. Grande parte do AT já estava escrita, mas ainda faltava alguns livros, como o de Esdras, Neemias, Malaquias e outros. Também ainda não havia sido escrito o NT.  Jeremias recebe de Deus o seu chamado no mesmo ano em que o Rei Josias instaura a reforma do culto a Deus.
Há um propósito claro na mensagem do livro de Jeremias. Sua mensagem é uma advertência ao povo de Judá que havia abandonado a Deus e o seu culto. Ele anuncia que a mão do Senhor iria pesar sobre o povo e ele ainda diz que a forma de castigo usada por Deus seria o exílio provocado por uma dominação de um “povo forte”. Ou nas próprias palavras do profeta “nação robusta”: Jeremias 5:15  Eis que trago sobre ti uma nação de longe, ó casa de Israel, diz o SENHOR; nação robusta, nação antiga, nação cuja língua ignoras; e não entendes o que ela fala. Pouco depois, Jeremias diz que esta nação seria a Babilônia e que a profecia dada por ele, Jeremias, não era uma profecia para o bem do povo, mas era para o sofrimento do povo: Jeremias 21:10  Pois voltei o rosto contra esta cidade, para mal e não para bem, diz o SENHOR; ela será entregue nas mãos do rei da Babilônia, e este a queimará. O Senhor não está sendo intolerante para com o pecado do povo, antes, pelo contrário Ele está advertindo com a finalidade de que o  povo se arrependesse e voltasse ao caminho de Deus, como vemos em Jeremias 7.3. 3  Assim diz o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel: Emendai os vossos caminhos e as vossas obras, e eu vos farei habitar neste lugar.
Mas o povo não atendeu à exortação trazida pelo profeta e o castigo então seria certo e inevitável: e Deus se ira de tal forma que Ele chega a avisar ao profeta que não intercedesse pelo povo, por que Ele não iria ouvir. E Deus mostra o erro do povo qual era: 16  Tu, pois, não intercedas por este povo, nem levantes por ele clamor ou oração, nem me importunes, porque eu não te ouvirei. Jeremias 7.17-18  Acaso, não vês tu o que andam fazendo nas cidades de Judá e nas ruas de Jerusalém? Os filhos apanham a lenha, os pais acendem o fogo, e as mulheres amassam a farinha, para se fazerem bolos à Rainha dos Céus; e oferecem libações a outros deuses, para me provocarem à ira. Hoje em nossos dias vocês sabem muito bem a quem o povo chama de rainha dos céus, não sabem? Se Maria estivesse viva e presenciasse o que acontece aqui, ela se revoltaria pelo que fazem.
Contudo: mesmo diante da profecia do Senhor que advertia que Ele enviaria o mal através de uma nação poderosa, o Senhor assegurou que um remanescente fiel seria salvo. Ou seja, um pequenino número de pessoas realmente fiéis é que seriam salvas. Jeremias 24. 5  Assim diz o SENHOR, o Deus de Israel: Do modo por que vejo estes bons figos, assim favorecerei os exilados de Judá, que eu enviei deste lugar para a terra dos caldeus. 6  Porei sobre eles favoravelmente os olhos e os farei voltar para esta terra; edificá-los-ei e não os destruirei, plantá-los-ei e não os arrancarei. Há a profecia para maldição da nação, mas também houve a profecia para aqueles que permanecessem fiéis. Eles retornariam para a sua terra após o longo exílio.
Mesmo sendo um profeta do Senhor, Jeremias enfrentou oposição dos próprios líderes religiosos de seu país. Chegou a um momento que um dos sacerdotes, um homem chamado Hananias enfrentou publicamente a Jeremias dizendo que ele era um falso profeta. Mas ao invés de responder imediatamente a Hananias, Jeremias foi se retirando como se estivesse sido humilhado na presença de todos. Mas ele recebe de Deus uma Palavra e prontamente entrega ao profeta. Jeremias afirma que a palavra de maldição contra Israel era tão certa que a prova seria a morte de Hananias dentro de 1 ano. E assim aconteceu.
Durante o ministério de Jeremias, ele teve vários momentos em que suas palavras ecoaram a voz de Deus. Palavras duras de advertência contra o pecado. Um desses momentos é o nosso texto básico de hoje:
Jeremias 10.10-16


10  Mas o SENHOR é verdadeiramente Deus; ele é o Deus vivo e o Rei eterno; do seu furor treme a terra, e as nações não podem suportar a sua indignação. 11  Assim lhes direis: Os deuses que não fizeram os céus e a terra desaparecerão da terra e de debaixo destes céus. 12  O SENHOR fez a terra pelo seu poder; estabeleceu o mundo por sua sabedoria e com a sua inteligência estendeu os céus. 13  Fazendo ele ribombar o trovão, logo há tumulto de águas no céu, e sobem os vapores das extremidades da terra; ele cria os relâmpagos para a chuva e dos seus depósitos faz sair o vento. 14  Todo homem se tornou estúpido e não tem saber; todo ourives é envergonhado pela imagem que ele mesmo esculpiu; pois as suas imagens são mentira, e nelas não há fôlego. 15  Vaidade são, obra ridícula; no tempo do seu castigo, virão a perecer. 16  Não é semelhante a estas Aquele que é a Porção de Jacó; porque ele é o Criador de todas as coisas, e Israel é a tribo da sua herança; SENHOR dos Exércitos é o seu nome.


10  Mas o SENHOR é verdadeiramente Deus; ele é o Deus vivo e o Rei eterno; do seu furor treme a terra, e as nações não podem suportar a sua indignação.

Sua primeira palavra é uma conjunção adversativa, MAS. Isso significa que o que vai ser dito dali por diante é o contrário do que foi dito anteriormente. O versículo dez está afirmando que Deus é vivo, é o Rei eterno, que a terra treme diante do Senhor, e que nenhuma nação pode suportar sua indignação. Jeremias está fazendo uma oposição de Deus com um outro tipo de deus. Há de se perceber então que tudo aquilo que está sendo falado acerca de Deus, este deus falso tem características exatamente contrárias às de Deus. Se Deus é vivo, esse outro deus é morto; se Deus é eterno, esse outro deus é passageiro; se Deus faz tremer a terra, esse falso deus não faz tremer nada; e se do verdadeiro Deus ninguém pode suportar a sua indignação, esse falso deus nem mesmo pode ter indignação alguma, pois é morto!
Mas que deus é esse que é morto e não pode fazer absolutamente nada? Jeremias diz que são aqueles deuses que são criados pelas próprias mãos dos artesãos. Diz Jeremias que os artesãos iam nas florestas, buscavam madeira, talhavam a madeira, enfeitavam a madeira com outro, davam um jeito de fixar a imagem de forma que ela não caísse. Jeremias ainda diz que estes ídolos não tem diferença alguma dos espantalhos nas plantações: não podem falar, precisa de que alguém os carregue de um lado para o outro por que não andam; e não é preciso ninguém ter medo deles, pois eles não podem fazer mal algum e nem mesmo podem fazer o bem. E Jeremias ainda afirma que as pessoas que ensinam estas coisas são estúpidos e loucos e o ensino que eles fazem não vale de nada e tão morto quanto um pedaço de madeira.
Os povos pagãos quando começavam a ver sinais nos céus de que o tempo iria mudar, que chegaria o tempo da chuva, ou da seca, ou do frio, corriam para as florestas a fim de cortarem madeiras para fazerem suas imagens. Havia um deus esculpido para cada necessidade que era tida pelo povo. Um deus para cuidar da chuva, outro deus para cuidar da seca, outro deus para fertilizar a terra. O problema do povo de Deus que viveu no tempo de Jeremias é que eles aprenderam estas coisas com os povos pagãos. Quando a estação do ano estava para mudar, logo começavam a fabricar imagens para eles a fim de buscarem nestas imagens a solução para cada momento da vida, para cada situação que viviam.
É nesse ambiente que Jeremias chega com a mensagem de que os deuses que eles estavam fabricando eram deuses que não podiam fazer absolutamente nada. Nem bem, nem mal, por que não passavam de um pedaço de madeira enfeitado que precisava ser carregado de um lado para o outro e terem quem falasse alguma coisa por eles, pois não podiam falar, pois eram apenas madeira. O versículo dez está chamando a atenção do povo de Israel para que Deus é completamente diferente de tudo o que o povo estava buscando em suas imagens.

11  Assim lhes direis: Os deuses que não fizeram os céus e a terra desaparecerão da terra e de debaixo destes céus. 
A mensagem de Deus para o povo é ridicularizando pela sua loucura em buscar deuses em imagens de madeira, ferro, gesso, palha, ouro ou prata, pois todos esses são passageiros e terão um fim. Eles desaparecerão por que serão queimados no grande dia da volta do Senhor, isso se cupim não comê-los antes.

12  O SENHOR fez a terra pelo seu poder; estabeleceu o mundo por sua sabedoria e com a sua inteligência estendeu os céus. 13  Fazendo ele ribombar o trovão, logo há tumulto de águas no céu, e sobem os vapores das extremidades da terra; ele cria os relâmpagos para a chuva e dos seus depósitos faz sair o vento. 
Deus está sendo apresentado por Jeremias, como sendo o único e verdadeiro, por que Ele é o criador de todas as coisas, foi Ele quem criou a natureza, o homem; que Deus é o único que pode de fato fazer o bem, ou permitir o mal a quem quer que seja. E que por isso, Deus como criador de todas as coisas, Ele é o único que rege a natureza em todos os seus aspectos e de acordo com a sua soberana vontade.
Vemos que Deus está no comando de todas as coisas, até mesmo nas catástrofes da natureza. Quando Jesus estava dormindo no barco, juntamente com os seus discípulos aqueles homens tiveram uma oportunidade extraordinária de verem com os próprios olhos a majestade e o poder de Jesus Cristo. Quando o barco estava para afundar por causa da tempestade que jogava o barco de um lado para o outro, desesperados, seus discípulos vão até Jesus que dormia tranquilamente. Eles clamam por socorro, e, então Jesus manda que o vento se acalmasse e o mar se calasse. E tudo se fez uma grande calmaria. Foi para os discípulos um momento que lhes gerou grande temor no coração, por que viram na pessoa do Senhor Jesus alguém que não era simplesmente um ser humano, apesar de ser humano. Daí a exclamação dos discípulos Mateus 8:27  E maravilharam-se os homens, dizendo: Quem é este que até os ventos e o mar lhe obedecem?
Jeremias mostra Cristo na forma como ele expõe que o povo, depois de um período de sofrimento, ele entraria em um tempo repleto de bênçãos provindas da aliança com Deus. Jesus se apresenta como o mediador da Nova Aliança. Uma restauração da aliança feita em Gênesis com Adão. Uma aliança que Adão não foi capaz de sustentá-la e que somente Cristo veio e satisfez todas as exigências dessa primeira aliança uma obediência irrestrita à justiça divina como Ele mesmo avisou a João Batista por que esse não queria batizar a Jesus: Mateus 3:15  Mas Jesus lhe respondeu: Deixa por enquanto, porque, assim, nos convém cumprir toda a justiça. Então, ele o admitiu., Desta forma Cristo renovou a aliança consigo mesmo através de Seu sangue. O sangue do único inocente que já viveu sobre a face da terra; o sangue do único que nunca cometeu qualquer tipo de pecado, o sangue do único que conquistou com esse ato o direito de ser feito mediador entre Deus e os homens, nessa nova aliança, na aliança renovada como coloca o autor de Hebreus em Hebreus 12:24  e a Jesus, o Mediador da nova aliança.
Deus então mostra a insanidade dos homens em se ajoelharem diante de imagens, de carregarem estas imagens, de cantarem para estas imagens e de lhes atribuir um poder que pertence somente a Deus, a Jesus Cristo e ao próprio Espírito Santo, a Santa Trindade.

v.14  Todo homem se tornou estúpido e não tem saber;...
Jeremias expõe então que estes homens que buscam algumas coisas diante de uma imagem são estúpidos e não possuem saber. Mas esse saber não se trata de sabedoria humana, não se trata de quantos diplomas se tem dependurados em uma parede, se trata da sabedoria vinda do próprio Senhor. Tanto Salomão quanto Davi apontam que para se começar a ser sábio a primeira coisa que se deve fazer é Temer a Deus. O temor de Deus é o princípio da sabedoria, disseram tanto Davi quanto Salomão. Esta sabedoria tem uma única forma de ser adquirida: Provérbios 2.6 6  Porque o SENHOR dá a sabedoria, e da sua boca vem a inteligência e o entendimento. Você não vai ouvir literalmente a voz do Senhor te dizer o que você deve fazer para ser sábio. 4  Cobrir-te-á com as suas penas, e, sob suas asas, estarás seguro; a sua verdade é pavês e escudo. Jesus é bem claro em definir o que é a verdade: A palavra de Deus. Jesus afirma em João 17.17 “Pai, santifica-os na verdade, a tua palavra é a verdade”. Não se trata de sabedoria humana, não se trata de conhecimento humano vindo de sua própria consciência, mas um conhecimento que é objetivo, vindo de fora do ser humano, de fora da realidade humana, Deus se revelou nas linhas da Escritura, da Bíblia.
v.14... todo ourives é envergonhado pela imagem que ele mesmo esculpiu; pois as suas imagens são mentira, e nelas não há fôlego.
A falta de sabedoria vinda de Deus na vida dos homens é a causa de sua própria ruína. Tudo o que eles fazem só lhe causam vergonha. Jeremias aponta que aqueles que fazem imagens de escultura, sejam elas quais forem, demonstram a vergonha e estupidez desses homens. Pois eles mesmos fabricam suas imagens, sabem que elas são feitas de pedaços de madeira, de ferro, até de ouro, mas não há vida nelas, não há fôlego, não há respiração. Não é a toa que muitas vezes alguns homens envergonhados por que suas imagens não fazem nada e eles precisam então, falsificar um milagre para dar credibilidade ao santo que ele criou. Fazem uma estátua que chora, que brilha no escuro, etc. Mas para aqueles que conhecem verdadeiramente ao Senhor isso só lhes demonstra cada vez mais a ignorância e cegueira espiritual em que estas pessoas vivem.

v.15 ... Vaidade são, obra ridícula; no tempo do seu castigo, virão a perecer. 
Vemos nas palavras do profeta Jeremias que o Senhor Deus está no limite de sua tolerância por causa da idolatria às estatuetas que o povo carrega, louva, enfeita, e atribui milagres. Deus não mede palavras. Tais imagens são criações ridículas fundamentadas na própria vaidade do ser humano. Na vaidade que faz com que eles não aceitem a soberania de Deus sobre suas vidas em todos os momentos e situações da vida; Eles precisavam naqueles tempos deuses para cada época do ano para satisfazer, como diz o texto, a própria vaidade. Assim como foi naquele tempo ainda é hoje. Continuam sendo obras ridículas enraizadas na vaidade humana. Mas todas estas coisas terão fim. As obras serão provadas pelo fogo, como diz a palavra do Senhor. No dia do juízo final as obras de cada um serão provadas: 1 Coríntios 3:13  manifesta se tornará a obra de cada um; pois o Dia a demonstrará, porque está sendo revelada pelo fogo; e qual seja a obra de cada um o próprio fogo o provará.
É como dito pelo salmista que aquele que não medita na palavra do Senhor dia e noite, é como a palha que o vento dispersa. Ou como Jesus disse: Mateus 3:12  A sua pá, ele a tem na mão e limpará completamente a sua eira; recolherá o seu trigo no celeiro, mas queimará a palha em fogo inextinguível.

Mas e quanto aquele que é buscado pela descendência de Jacó?
v.16  Não é semelhante a estas Aquele que é a Porção de Jacó; porque ele é o Criador de todas as coisas, e Israel é a tribo da sua herança; SENHOR dos Exércitos é o seu nome. 
Novamente um contraste é estabelecido. Deus é completamente o oposto de tudo o que o povo de Judá buscava para suprir suas necessidades. Ele não era feito por mãos de homens, não era esculpido de um pedaço de madeira, não era um objeto que precisava ser carregado, enfeitado. A Porção de Jacó, o próprio Criador de todas as coisas. O povo de Israel é a sua herança; Senhor dos exércitos.
Esse Senhor dos exércitos de quem fala Jeremias é o mesmo que é Senhor dos Senhores, como Paulo escreve a Timóteo.
I Timóteo 6.14-15 ...que guardes o mandato imaculado, irrepreensível, até à manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo; a qual, em suas épocas determinadas, há de ser revelada pelo bendito e único Soberano, o Rei dos reis e Senhor dos senhores;

Esse Senhor dos Senhores é o mesmo que criou todas as coisas como disse João em 1:3  Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez.
Esse Senhor de que Jeremias fala é o próprio Senhor Jesus. a herança de que fala o profeta, a tribo de Israel, são todos aqueles que se entregarem a Cristo como Senhor, Eles compõem a herança do Senhor Jesus. É do que fala Paulo:
Efésios 1:11  nele, digo, no qual fomos também feitos herança, predestinados segundo o propósito daquele que faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade,
Mas não farão parte dessa herança do Senhor todos aqueles que o provocam a ira
com seus adultérios,
com suas mentiras,
com seus falsos testemunhos,
com sua palavra torpe na boca,
com seus maus pensamentos,
com seus falsos ensinos,
com suas maldades arquitetadas na mente
com seus planos para perseguirem o povo de Deus
com suas idolatrias que tem como motivação a ganância e o desejo de sempre ter algo mais.
Que Deus tenha misericórdia de nossas vidas e abençoe a cada um de nós para que nós mesmos não sejamos encontrados servos infiéis.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A todos os leitores peço que deixem seus comentários. Todos os comentários estarão sendo analisados segundo um padrão moral e ético bíblicos e respondidos à medida que se fizer necessário.