terça-feira, 2 de agosto de 2011

Porfia, dissenção, discórdia.

Na igreja de Corinto nos tempos em que Paulo escreveu suas cartas a ela, era uma igreja que demonstrava grande espiritualidade (assim se julgava), por causa da manifestação dos dons espirituais. Todavia, a carta que Paulo envia para aquela igreja é uma carta com tom exaustivamente de exortação. A igreja pensava estar com um status que agradava a Deus, mas Paulo acusa claramente: “Eu, porém, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, e sim como a carnais, como a crianças em Cristo. Leite vos dei a beber, não vos dei alimento sólido; porque ainda não podíeis suportá-lo. Nem ainda agora podeis, porque ainda sois carnais. Porquanto, havendo entre vós ciúmes e contendas, não é assim que sois carnais e andais segundo o homem?” (1 Coríntios 3:1-3).
Dentre vários pecados cometidos dentro da igreja, pela igreja e pelos membros da igreja, Paulo destaca os três pecados usados no título do texto, como sendo pecados cometidos, por membros da igreja. “Rogo-vos, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que faleis todos a mesma coisa e que não haja entre vós divisões; antes, sejais inteiramente unidos, na mesma disposição mental e no mesmo parecer. Pois a vosso respeito, meus irmãos, fui informado, pelos da casa de Cloe, de que há contendas entre vós. ” (I Co 1.10-11). Aqui são descritos dois erros da igreja, um como conseqüência do outro.
A falta de ter a mesma disposição mental é a que traduz a discórdia, ou seja, não concordam um com o outro na forma de pensar, e no parecer. A unidade de pensamento ali está fragmentada. Por causa disso, contendas (brigas) surgiram dentro da igreja. Não é à toa que Paulo revela que este mesmo problema aparecia até mesmo na em que os irmãos daquela igreja compareciam para a ceia. Neste momento algo terrível podia ser visto. “Porque, ao comerdes, cada um toma, antecipadamente, a sua própria ceia;” (1 Coríntios 11:21). A ceia que deveria demonstrar a unidade do corpo de Cristo era desmantelada em sua própria celebração.
O outro pecado cometido pela igreja era a porfia. A porfia é uma disputa. Aqui os pentecostais entendem disputa no sentido de competição esportiva, o que é um erro grotesco. Estamos tendo um exemplo extremamente atual de porfia pela igreja que mais defende esta interpretação de disputa esportiva, bem como a atualidade dos dons. A comemoração do centenário da determinada igreja se tornou motivo de disputa, e o pior, tem sido veiculado nos grandes meios de comunicação esta porfia evangélica. Um retrato atual da igreja de Corinto.
Era também o que acontecia em Corinto. Havia uma disputa, interna na igreja, dentre outras, sobre quem teria o melhor mestre: “Refiro-me ao fato de cada um de vós dizer: “Eu sou de Paulo, e eu, de Apolo, e eu, de Cefas, e eu, de Cristo. Acaso, Cristo está dividido? Foi Paulo crucificado em favor de vós ou fostes, porventura, batizados em nome de Paulo?” Obviamente observamos que a dissensão é sinônima de porfia. Por causa de suas diferenças de pensamento, as disputas dentro da igreja aconteceram.
O texto de Gálatas 5.20 que mostra um dos pecados como sendo a porfia claramente não aponta para algo relacionado à entretenimento sadio, e que pode ser realizado sem que se cometa pecado. Mas esta porfia aqui citada tem o mesmo sentido de quando Paulo escreveu aos Filipenses em 1:15: “Alguns, efetivamente, proclamam a Cristo por inveja e porfia; outros, porém, o fazem de boa vontade;”. Paulo mostra as formas com que o evangelho estava sendo pregado, uns pregavam por inveja, outros pregavam com o intuito de disputar os crentes para serem seus ouvintes.
Diante disso, Paulo disse que isso para ele não importava, uma vez que o nome de Cristo fosse pregado, fosse sinceramente, fosse por disputa (porfia).

12 comentários:

  1. a porfia tá la em galatas 5 ;19 é pecado sim quem pratica. cristao nao pode se envolver com isso. tem varios jogadores de futebol que se dizem ser atletas de cristo.e estao pecando contra DEUS. SE MORREREM ASSIM SEM SE LIBERTAREM DESSA PRATICA VAO PARA O INFERNO .

    ResponderExcluir
  2. A PORFIA É PECADO SIM ;E ESTÁ EM GALATAS CAP. 5 VS 19 TEM ATÉ JOGADORES QUE SE DIZEM ATLETAS DE CRISTO AÍ QUE FAZ TAL PRATICA SE MORRER ASSIM VAI PARA O INFERNO NAO TEM CONVERSA DESOBEDIENCIA A PALAVRA DE DEUS .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Valdivino, gostaria de entender um pouco mais seu comentário. A primeira vista parece-me que você está afirmando que eu disse que porfia não é pecado, quando na verdade o texto está apenas corrigindo um falso entendimento sobre o que vem a ser o pecado chamado porfia.

      Excluir
    2. Uma outra pergunta Valdivino. Quando Paulo escreveu a carta aos gálatas, qual era o esporte que Paulo estava proibindo e que a igreja da galácia vinha praticando para que Paulo se referisse a esse esporte como porfia?

      Excluir
  3. 2° A TESSALONICENSES CAP.1 VS 8,9 DIZ EM CHAMA DE FOGO TOMANDO VINGANÇA CONTRA OS QUE NAO CONHECEM A DEUS E CONTRA OS QUE NÃO OBEDECEM AO EVANGELHO DE JESUS, ESSES SOFRERÃO PENALIDADES DE ETERNA DESTRUIÇAO SERÃO BANIDOS DA FACE DO SENHOR . GL CAP.1 VS 6,7,8,9....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não nego que haverá condenação. Inclusive haverá condenação para aqueles que acham conhecer a Deus e a sua santa palavra, mas a distorcem. Em nenhum momento neguei isso.

      Excluir
  4. PAULO FEZ UMA PARABOLA SOBRE OS QUE CORRIAM NOS ESTADIOS. ELES CORRIAM ATRAS DE UMA COROA CORRUPTIVEL, MAS NÓS ATRÁS DA INCORRUPTIVEL. MAS HOJE O NOS VEMOS ATÉ LUTA LIVRE DENTRO DAS IGREJAS QUE SE DIZEM DE DEUS. 2° TESSL. CAP.1 VS 8,9 DEUS VAI VINGAR PORQUE A ELE PERTENCE A VINGANÇA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, mas em qual texto ele fez esta parábola dos corredores?

      Excluir
    2. 1ªcorintios9:23 ao 27, em galatas 5:20 fala das obra da carne a porfia esta la. sabemos que Deus esta usando Paulo para exortar a igreja premitiva a de hoje de amanhã e sempre pela porfia que pode haver dentro da igreja tipo quem louva melhor o melhor pregador e outras, Efésios 5:11 E não comuniqueis com as obras infrutuosas das trevas,mas antes condenai-as.Glória a Deus se de fato não ouver porfia na denominação mas o que adianta se estiver com a porfia do mundo exemplo o futebol se Deus exorta a igreja imagine os de fora e os que trazem esta estas praticas a igreja.Porfia dentro ou fora da igreja pode agrada ao homem mas a Deus não.

      Excluir
    3. Pois é meu irmão... na sua resposta está a minha resposta. Em Gálatas não existe nenhuma figura de esporte, muito menos para identificar um pecado chamado porfia. Em outras palavras é forçar muito o texto de Gálatas para enfiar "disputa de futebol" em lugar da disputa pela primazia dos que pregavam a palavra... Não existe em nenhum lugar da bíblia a porfia sendo comparada a um esporte. Não force a exegese.... isso é doutrina de homens...

      Excluir
  5. Se veres o significado de PORFIAR no dicionário, verão que o irmão Valdivino está correto,
    Porfiar é a mesma coisa que competir, disputar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro, essa ideia já foi refutada. Fazer exegese de texto bíblico não é apenas pegar o significado da palavra e aplicá-lo de forma indiscriminada ao texto. Precisa aplicar o significado ao contexto. Se forçar a exegese desta maneira, então o crente não poderia ser considerado como vencedor de uma corrida como descrito várias vezes na Escritura. Ele não poderia CORRER sua carreira cristã por que isso seria uma disputa. Da mesma forma há outras traduções que colaboram, no contexto bíblico, em que a palavra porfia foi traduzida por: contenda e debates sobre a Lei. Então pergunto: vai querer continuar debatendo (porfiando) sobre o texto que publiquei?

      Excluir

A todos os leitores peço que deixem seus comentários. Todos os comentários estarão sendo analisados segundo um padrão moral e ético bíblicos e respondidos à medida que se fizer necessário.